sábado, 20 de janeiro de 2018

Liturgia do dia 20/01/2018


Liturgia do dia 20/01/2018


Leituras
2Sm 1,1-4.11-12.19.23-27
Sl 79(80),2-3.5-7 (R/. 4b)
Mc 3,20-21

2ª semana do Tempo Comum - Ano B

Sábado

Primeira Leitura: 2Sm 1,1-4.11-12.19.23-27

1 Depois da morte de Saul, voltando Davi do extermínio dos amalecitas e demorando-se dois dias em Siqueleg, 2sucedeu que, ao terceiro dia, chegou um homem vindo do acampamento de Saul, de vestes rasgadas e poeira na cabeça. Chegando perto de Davi, atirou-se ao chão, prostrando-se. 3 Perguntou-lhe Davi: “De onde vens?”. Respondeu ele: “Escapei do acampamento de Israel”. 4Inquiriu Davi: “Que aconteceu? Conta-me”. O outro lhe disse: “O povo fugiu da batalha, e muitos dentre o povo tombaram. Até Saul e seu filho Jonatã morreram!”.11Então tomou Davi suas vestes e rasgou-as; e todos os que estavam com ele fizeram o mesmo. 12 Lamentaram-se chorando, e  
jejuaram até a noite por causa de Saul, de seu filho Jonatã, do povo de Javé e da casa de Israel, porque haviam tombado pela espada. 19 “Os nobres de Israel jazem mortos nas tuas colinas! Como tombaram os heróis! 23 Saul e Jonatã, amáveis e encantadores, na vida e na morte não foram separados. Mais que as águias eles eram rápidos; mais que os leões eles eram fortes. 24Ó filhas de Israel, chorai sobre Saul, que vos revestia de púrpura e de finos tecidos, e ornava vossas vestes com joias de ouro. 25 Como tombaram os heróis no meio do combate! 26 Estou angustiado por causa de ti, meu irmão Jonatã! Tu me eras tão querido! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres. 27 Como tombaram os heróis! Como pereceram as armas de guerra!”
Salmo: Sl 79(80),2-3.5-7 (R/. 4b)
R. Brilhe o teu rosto, e então seremos salvos!
2 Ó pastor de Israel, dá-nos ouvido, tu que levas José como um rebanho! 3 Tu, que te sentas sobre os Querubins, mostra o teu esplendor a Benjamim, e aos olhos de Efraim e Manassés; desperta o teu poder e vem salvar-nos!

5 Até quando, Senhor, te irritarás, sem escutar as preces do teu povo? 6 Tu nos deste a comer um pão de lágrimas, de pranto saciaste a nossa sede. 7 Discórdia dos vizinhos nos tornaste, riram de nós os nossos inimigos.
Evangelho: Mc 3,20-21

20 Quando Jesus voltou para casa, juntou-se de novo a multidão, de modo que nem puderam ir comer. 21 E quando os seus familiares souberam disto, foram lá para levá-lo embora, pois diziam: “Ele está fora de si”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
... diziam que estava fora de si (Mc 3,21c)
Já consideramos como os discípulos que Jesus escolheu O aceitaram em sua proposta de renovação religiosa do Povo Eleito. Os discípulos se sentiram honrados e muito firmes pela própria segurança que Jesus lhes transmitia.
Hoje vemos o contrário: aqueles que deviam confiar mais em Jesus, seus parentes de Nazaré, acharam que Ele tinha perdido o juízo. Então tentaram segurá-Lo para que não saísse mais pelo país afora ensinando as pessoas e instruindo aquele grupo de doze homens que O seguiam.
Comparemos as duas diferentes atitudes perante Jesus: a de seus parentes que queriam impedir que Ele continuasse a anunciar o Reino de Deus; e aos doze, que descobriram o Messias em Jesus e se empenharam a segui-Lo por toda a vida.
Consideremos os tipos de cristãos que conhecemos hoje em dia.
Há cristãos que estão dispostos a dar a vida por Jesus, por seu plano de Salvação, pela sua incorporação a Seu Corpo, a Igreja.
Mas há cristãos que põem muitas dificuldades ao seguimento de Jesus. Alguns até misturam o cristianismo com espiritismo, religiões orientais, religiões afro-brasileiras, etc. Outros entram na maçonaria e aos poucos vão-se afastando da Igreja com suas famílias, até que um dia a abandonam. Para estes Jesus Cristo não passa de um personagem que teve importância no passado distante.
Examinemos, cada um de nós, nosso modo de aceitar o projeto de Jesus em Sua Nova Aliança, em seu Reino, que é o de Deus, em sua única Igreja santa, católica apostólica e romana.
Se encontramos em nós, em nossa família ou amigos, algum ponto contrário ao que Jesus ensinou, tenhamos a coragem de mudar nossos procedimentos, e convencer do erro os que abandonaram Jesus.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário