terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Liturgia do dia 26/12/2017


Leituras
At 6,8-10; 7,54-59
Sl 30(31),3cd-4.6 e 8ab.16bc e 17 (R. 6a)
Mt 10,17-22

Santo Estevão, o primeiro mártir . Festa

Terça-Feira

Primeira Leitura: At 6,8-10; 7,54-59

Naqueles dias, 8 Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e milagres notáveis entre o povo. Então, algumas pessoas pertencentes à chamada Sinagoga dos Libertos, isto é, cireneus, alexandrinos com outros vindos da Cilícia e da Ásia, se puseram a discutir com Estêvão.10 Mas não eram capazes de resistir à sua sabedoria e ao Espírito com que falava. 7,54 Ouvindo isto, ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. 55Então ele, cheio do Espírito. Santo, olhou para o céu; viu a glória de Deus e Jesus de pé à sua direita. 56 E falou: “Eis que vejo os céus abertos e o Filho do homem de pé, à direita de Deus”. 57 Gritando a plenos pulmões e tapando os ouvidos, lançaram-se todos juntos contra ele. 58 Empurraram-no para fora da cidade e o apedrejavam. As testemunhas deixaram sua roupa com um rapaz chamado Saulo.59 Enquanto o apedrejavam, Estêvão rezou: “Senhor Jesus, recebe meu espírito”.
Salmo: Sl 30(31),3cd-4.6 e 8ab.16bc e 17 (R. 6a)
R. Nas tuas mãos deponho o meu espírito.
3cd Apressa-te, Senhor, em socorrer-me! casa bem protegida onde me salvo. 4 Tu és o meu rochedo e baluarte, guias-me por teu nome e me apascentas.

6 Nas tuas mãos deponho o meu espírito, porque és um Deus fiel e me redimes. 
Exulto e rejubilo em teu amor, pois tu viste, Senhor, minha miséria, lembraste a aflição da minha alma.

16 Em tuas mãos se encontra o meu destino; liberta-me das mãos que me perseguem! 17 Brilhe sobre o teu servo a tua face, possa a tua bondade me salvar!
Evangelho: Mt 10,17-22

Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: 17Cuidado com os homens: eles vos levarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18 Sereis arrastados, por minha causa, à presença de governadores e de reis, para dardes testemunho de mim diante deles e dos pagãos. 19 Mas, quando vos entregarem ao julgamento, não vos preocupeis em saber como falar, nem com o que dizer, pois o que devereis dizer vos será dado no momento. 20 É que não sereis vós que falareis, mas o Espírito de vosso Pai falará em vós. 21O irmão entregará o irmão à morte e o pai entregará o filho. Os filhos se levantarão contra os pais e os farão morrer. 22 E por causa do meu nome sereis odiados por todos. Mas quem ficar firme até o fim será salvo.

Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - 
São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“... não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós” (Mt 10,20).
Nesta segunda-feira do Tempo do Natal a Igreja nos mostra o martírio de Santo Estêvão, diácono e primeiro mártir cristão.

Isto se explica: assim 
como ontem festejamos o nascimento do Filho de Deus, tornado homem na pessoa de Jesus, hoje comemoramos o nascimento da Igreja dos mártires de Jesus, na pessoa de Santo Estêvão.
A Igreja dos mártires será, em seguida à morte de Santo Estêvão, numerosíssima. De fato, uma vez que Jesus voltara ao céu em sua Ascensão, seus discípulos foram perseguidos e mortos por declarar que Ele é o Filho de Deus.
Foi por afirmar que Jesus é o Filho de Deus que Santo Estêvão foi apedrejado.
Sua morte, testemunhada por muitos, mas especialmente por Saulo, que viria a ser São Paulo, foi causada por suas palavras diante dos judeus:

“Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus” (At 6,56). Ora, o Filho do Homem era Jesus. Jesus mesmo preferira chamar-Se a Si mesmo de ‘Filho do Homem’, para acentuar o fato de ter-se tornado, Ele, o Filho de Deus, um homem em tudo igual a nós menos no Pecado.

O que para nós, que neste Natal relembramos o nascimento de Jesus, o Filho de Deus, é normal, para os ouvidos dos judeus daquele tempo era uma blasfêmia. Os líderes de Israel jamais aceitaram Jesus como Filho de Deus, apesar de Ele mesmo o ter declarado em seu julgamento perante Caifás (Mt 26,63-64).
Por Jesus, Filho de Deus, Filho do Homem, Santo Estêvão deu sua vida.

Foi o testemunho corajoso de sua fé.
Perguntemos: se formos provados como ele, teremos medo de enfrentar os inimigos de Deus, de Jesus, da Igreja? Nada disto deve nos preocupar, porque Jesus mesmo disse que por nós falará o Espírito Santo: “... não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós” (Mt 10,20).

Não foi isto que aconteceu no julgamento e morte de Santo Estêvão?

Testemunhemos nossa fé no Filho do Homem, Jesus, em todos os momentos em que, em nossa vida, encontrarmos pessoas que não O aceitam. Ocasiões deste testemunho teremos, muitas, em nossa vida do dia a dia.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário