sábado, 20 de janeiro de 2018

Liturgia do dia 22/01/2018


Liturgia do dia 22/01/2018


Leituras
2Sm 5,1-7.10
Sl 88(89),20.21-22.25-26 (R/. 25a)
Mc 3,22-30

3ª semana do Tempo Comum Ano B

Segunda-Feira

Primeira Leitura: 2Sm 5,1-7.10

Naqueles dias 1 todas as tribos de Israel vieram a Davi em Hebron dizendo-lhe: “Eis que nós somos teus ossos e tua carne. 2 Já antes, quando era Saul nosso rei, foste tu que conduziste e reconduziste os israelitas, e Javé te disse: ‘És tu que hás de apascentar o meu povo de Israel!’”. 3 Vieram, pois, todos os anciãos de Israel ter com o rei em Hebron. Davi fez com eles uma aliança na presença de Javé, e ungiram Davi como rei de Israel. 4Trinta anos contava Davi quando principiou a reinar, e governou quarenta anos. Reinou sete anos e seis meses em Hebron, sobre Judá; e trinta e três anos em Jerusalém, sobre todo Israel e sobre Judá. 6 Marchou Davi com seus soldados para Jerusalém contra os jebuseus que lá moravam, e que disseram a Davi: “Aqui não entrarás, pois cegos e coxos te repelirão”, o que queria dizer: “Aqui Davi não entra!”. 7 Mas ele tomou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi. 10 Davi ia ficando cada vez mais poderoso, porque Javé, o Deus dos Exércitos, estava com ele.
Salmo: Sl 88(89),20.21-22.25-26 (R/. 25a)
R. Com ele a minha graça e lealdade.
20 Por meio de visões falaste outrora, aos teus santos então comunicaste: “Na fronte de um herói pus a coroa, exaltei um eleito do meu povo:

21 eu encontrei Davi, meu servidor, ungi-o com o meu óleo consagrado; 22 para que minha mão fosse com ele, e sempre fosse forte por meu braço.
25 Com ele a minha graça e lealdade, por mim se exaltará o seu poder. 26 Estenderei ao mar a sua mão, porei a sua destra sobre os rios.
Evangelho: Mc 3,22-30

Naquele tempo 22 os mestres da lei, que tinham descido de Jerusalém, afirmavam: “Ele está possesso de Beelzebul. E pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”. 23 Então, Jesus os chamou para perto de si e lhes falou em parábolas: “Como pode Satanás expulsar a Satanás? 24 Se um reino está dividido em si mesmo, não poderá continuar deste modo; 25 se uma casa está dividida em si mesma, não poderá ficar de pé. 26 Do mesmo modo, se Satanás se levantou contra si mesmo e está dividido, não poderá também continuar firme e o seu reino chegou ao fim. 27 Mas ninguém pode entrar na casa de um homem forte e roubar-lhe os bens sem primeiro amarrá-lo; só então poderá saquear a sua casa. 28 Eu vos declaro esta verdade: tudo será perdoado aos homens, os pecados e as blasfêmias, sejam quais forem;29 mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: será réu de um pecado eterno”. 30Isto porque eles diziam: “Ele está possesso de um espírito impuro”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos.(Mc 3,3).
Quando Jesus superou os problemas com seus parentes, aqueles que queriam impedi-lo de anunciar a renovação religiosa do Povo Eleito, conseguiu reunir setenta e dois discípulos. Era um número considerável, além dos doze primeiros.
Estes setenta e dois discípulos aceitaram a missão que Jesus lhes tinha dado, isto é, de sair por todas as cidades e aldeias por onde Ele iria depois, para anunciar o Evangelho do Reino de Deus.
Jesus, que já tinha encontrado resistência em seus próprios parentes, sabia que seus discípulos também encontrariam inimigos pelo caminho. Por isso Ele os advertiu:
Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos.(Mc 3,3).
Portanto os discípulos saíram em viagem prevenidos para o que desse e viesse.
Mas o Evangelho que lemos hoje é muito otimista. Não nos diz nada sobre as dificuldades que os discípulos encontraram em sua missão. Este Evangelho, de fato, detém-se apenas nas instruções que Jesus deu a eles. Será em outro Evangelho que saberemos como a missão dos setenta e dois discípulos foi um sucesso.
Mas tiremos para nós a lição desta Liturgia da Palavra.
Todos os que quiseram seguir Jesus passaram por dificuldades.
Da Primeira Leitura de hoje encontramos São Paulo insistindo com seu ajudante Timóteo que não desanime diante dos lobos que ia encontrando em sua tarefa missionária. De fato, São Paulo diz a Timóteo:
6. ... exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos.
7. Pois Deus não nos deu um espírito de timidez mas de fortaleza, de amor e sobriedade. (1Tm 1,6-7).
São Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, por uma escolha especial depois que Jesus tinha ressuscitado, passara toda sua vida enfrentando lobos em sua vida missionária. Seu ajudante, Timóteo, estava passando por dificuldades parecidas quando São Paulo lhe escreveu esta carta que lemos na Primeira Leitura.
Estas estórias estão na Liturgia da Palavra para nossa instrução.
Hoje é o dia em que Deus quer que consideremos as dificuldades que encontramos num mundo sem fé, dificuldades que tentam nos afastar de Jesus e acabar perdendo a Salvação que somente Ele nos garante. Ficaremos com os inimigos de Jesus e perderemos a Salvação eterna?
Nós sabemos em Quem cremos (2Tm 1,12). Cremos hoje tal como os doze discípulos e mais tarde os outros setenta e dois. Nós somos os discípulos de Jesus no mundo de hoje, e também temos que enfrentar os lobos inimigos da fé. São Paulo afirma que todos os que crerem em Jesus Cristo serão perseguidos (2Tm 3,12), de um modo ou de outro.
Como em Jesus Cristo pomos toda a nossa confiança,não tenhamos medo de nada.
Peçamos-Lhe toda ajuda de que precisarmos, no momento em que precisarmos, em qualquer circunstância de nossa vida nesta terra.
Quando com Ele ressuscitarmos, veremos que o temor dos lobos deste mundo não passou de uma fraqueza humana. Jesus é nossa força hoje e sempre.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário