terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Liturgia do dia 27/12/2017


Leituras
1Jo 1,1-4
Sl 96(97),1-2.5-6.11-12 (R. 12a)
Jo 20,2-8

São João, Apóstolo e Evangelista . Festa

Quarta-Feira

Primeira Leitura: 1Jo 1,1-4

Caríssimos:1 Nós vos anunciamos o que era desde o princípio, o que ouvimos e vimos com nossos olhos, o que contemplamos, o que tocamos com nossas mãos a respeito do Verbo da Vida. 2 Porque a Vida se manifestou, e nós a vimos e damos dela testemunho, e vos anunciamos a Vida eterna, que estava ante o Pai e se manifestou a nós. 3 Nós vos anunciamos o que vimos e ouvimos para que vivais vós também em comunhão conosco. E essa nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. Nós vos escrevemos tudo isto para que nossa alegria seja completa.
Salmo: Sl 96(97),1-2.5-6.11-12 (R. 12a);

R. Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

1 Eis que reina o Senhor, exulte a terra; a multidão das ilhas rejubile! São dossel do seu trono treva e nuvem, o Direito e a Justiça, suas bases.

5 Derretem-se as montanhas como cera, ante o Rei e Senhor de toda a terra. 6 Anunciam os céus sua justiça, veem todos os povos sua glória.

11 Eis que a luz se levanta para os justos, a alegria para os homens retos. 12 Ó justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai todos o seu santo nome!
Evangelho: Jo 20,2-8

No primeiro dia da semana, Maria Madalena 2 correu, então, à procura de Simão Pedro e do outro discípulo, aquele a quem o Senhor amava, e lhes falou: “Retiraram do sepulcro o Senhor e não sabemos onde o puseram!”. 3Pedro saiu com o outro discípulo, e eles se dirigiram para o sepulcro. Os dois corriam juntos. Mas o outro discípulo, correndo mais depressa que Pedro, chegou antes ao sepulcro. 5 Inclinando-se, observou os panos afrouxados; mas não entrou. 6 Simão Pedro chegou depois dele, entrou no sepulcro e viu os panos de linho afrouxados. 7 Mas o sudário que tinha sido ajustado à cabeça de Jesus não estava afrouxado com os panos, mas enrolado exatamente no seu lugar. 8 O outro discípulo que havia chegado primeiro também entrou, viu e acreditou.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Entrou também o outro discípulo [no túmulo].
... ele viu e acreditou (Jo 20, 8).
Todos os discípulos de Jesus Cristo foram testemunhas privilegiadas da Ressurreição de Jesus Cristo.
Entre eles, São João Evangelista.
Seu testemunho se reveste de importância pelo fato de ter maior sensibilidade para reconhecer o Cristo Ressuscitado em suas aparições. Na ocasião em que Jesus aparece como um desconhecido na margem do mar da Galiléia e indica onde os discípulos deviam lançar as redes, é São João Evangelista que por primeiro O reconhece (Jo 21,7).
Quando se formava a primeira comunidade cristã em Jerusalém São João Evangelista ficara em Jerusalém. Ele havia assumido o compromisso de cuidar da Mãe de Jesus (Jo 19,27). Segundo a tradição antiga, será ele que a levará para Éfeso.

O Evangelho de hoje menciona São João Evangelista e São Pedro no sepulcro de Jesus.

Enquanto São Pedro ainda hesitava, São João Evangelista acreditou que Jesus tinha ressuscitado. O Evangelho não quer, com isto, dar maior importância a São João Evangelista.

Esta hesitação de São Pedro demonstra o quanto representava a Ressurreição. Nunca alguém tinha visto uma Ressurreição como a de Jesus. Portanto quando os discípulos O viram ressuscitado demoraram a aceitar o fato em si. Se alguém hoje visse Jesus ressuscitado, teria cautela em crer nos próprios olhos.
A importância desta festa de São João Evangelista logo depois do Natal consiste em nos lembrar que não podemos separar o Natal de Jesus de Sua Ressurreição. A festa da Páscoa é a primeira festa cristã, e a do Natal a segunda.

Lembremos, portanto, o Natal de Jesus sem o desvincular de sua morte e Ressurreição, pois é na paixão, morte e Ressurreição de Jesus que Deus nos deu a Salvação.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário