sábado, 20 de janeiro de 2018

Liturgia do dia 18/01/2018

Liturgia do dia 18/01/2018


Leituras
1Sm 18,6-9; 19,1-7
Sl 55(56),2-3.9-10. 11-13 (R/. 5bc)
Mc 3,7-12

2ª semana do Tempo Comum - Ano B

Quinta-Feira

Primeira Leitura: 1Sm 18,6-9; 19,1-7

Naqueles dias 6, quando Davi retornava após ter abatido o Filisteu, de todas as cidades de Israel, saíram mulheres ao encontro do rei Saul, a cantar e a dançar, ao som de tamborins, de gritos de alegria e de sistros. 7 E as mulheres, ao dançar, cantavam assim: “Saul abateu seus milhares e Davi suas dezenas de milhares”. 8 Saul irou-se muito, e desagradou-lhe tal coisa. E disse: “A Davi deram dez mil, a mim apenas mil; só lhe falta agora a realeza!”.9 E, daquele dia em diante, Saul, por inveja, não mais viu Davi com bons olhos.19,1 Saul comunicou a seu filho Jonatã e a todos os seus oficiais que ia matar Davi. Mas Jonatã tinha grande afeição por Davi, 2 e preveniu Jonatã a Davi, dizendo-lhe: “Meu pai Saul procura matar-te. Toma cuidado; amanhã cedo, vai para um lugar oculto e fica escondido. 3 Eu, porém, sairei e ficarei ao lado de meu pai no campo onde estiveres; falarei em teu favor a meu pai, e te indicarei tudo o que acontecer”. 4 Então Jonatã falou bem de Davi a seu pai, insistindo com ele: “Que o rei não peque contra o seu servo Davi, porque ele não pecou contra ti; pelo contrário, as suas obras te foram muito vantajosas! 5 Ele expôs sua vida matando o Filisteu, e Javé operou uma grande vitória para todo Israel: tu viste e te alegraste. Por que, então, queres pecar contra o sangue inocente, matando Davi sem motivo?”. Atendeu Saul à voz de Jonatã e jurou: “Por Javé que vive, ele não morrerá!”. 7 Em seguida Jonatã chamou Davi e lhe disse todas estas coisas. Levou-o depois a Saul, e Davi retomou o serviço do rei como antes.
Salmo: Sl 55(56),2-3.9-10. 11-13 (R/. 5bc)
R. Confio em Deus, de nada terei medo.
2 Deus, tem pena de mim, pois me espezinham; o dia inteiro investem contra mim. 3 Pisam-me sem cessar meus inimigos: já nem posso contar os que me atacam.

9 Do meu exílio as sendas registraste, recolheste em teu odre as minhas lágrimas, e a todas anotaste no teu livro.10 Pois voltarão atrás meus inimigos qualquer dia, Senhor, em que eu te chame. Deus está do meu lado, agora o sei:

11 cumprirá as promessas que me fez. 12 Confio em Deus, de nada terei medo: que me pode fazer qualquer mortal?13 Pago-te, ó Deus, os votos que te fiz; oblações de louvor eu te ofereço.
Evangelho: Mc 3,7-12

Naquele tempo, 7 Jesus se retirou com seus discípulos em direção ao lago. E seguiu-o uma grande multidão vinda da Galileia; e também da Judeia, 8 de Jerusalém, da Idumeia, da Transjordânia, das regiões de Tiro e Sidon; uma multidão imensa, que tinha ouvido falar do que ele fazia, foi até ele. 9 Ele disse aos discípulos que deixassem uma barca à sua disposição para que a multidão não o apertasse demais, 10 pois havia curado a muitos, e todos que tinham alguma doença se precipitavam para tocá-lo.11 E quando os espíritos impuros o viam, se jogavam diante dele, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. 12 Mas ele os repreendia severamente para que não o tornassem conhecido.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Muita gente da Galileia o seguia. 
E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia,  do outro lado do Jordão,dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus. (Mc 3,8).
Nossa atenção é atraída por duas afirmações importantes sobre Jesus neste Evangelho.               

A primeira afirmação é sobre a extensão do território de onde pessoas vinham para O ouvir. É isto que lemos em Mc 3,8. Esta lista abrange terras do norte de Israel, a Galiléia, e do sul, a Idumeia. Abrange também terras do centro, a Judéia, e do leste, o outro lado do Jordão.
Com isto São Marcos nos dá praticamente a totalidade do território em que se concentravam os judeus no Império Romano. Ou seja, a todos os judeus de sua terra chegou a palavra de Jesus.
Embora isto para nós passe despercebido, a afirmação do percurso de Jesus por todo o Israel daquele tempo corresponde às afirmações do Antigo Testamento sobre o raio de ação e domínio do Deus de Israel. 
Jesus fazia sempre a vontade do Pai. E, sobre o Pai, diz o salmo 18(19),4: ... por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo.Jesus é a imagem do Pai, e o que é dito do Pai é dito do Filho. 
Jesus será reconhecido pela Igreja como o Messias, o Ungido de Israel. Dele o Sl 2,8diz: “Pede-me, e te darei as nações como herança, e como domínio os confins da terra”.
Por isso Jesus devia ir aos confins dos territórios habitados pelos judeus de seu tempo.
E, por isso, Jesus deve ser anunciado hoje a todas as nações da terra, também nos nossos dias.
A segunda afirmação deste Evangelho sobre Jesus confirma o que foi dito antes: “... os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus”(Mc 3,11bcd).
Ora, como Filho de Deus Jesus devia manifestar seu poder por toda a terra. Ele mesmo se dizia enviado apenas para os filhos de Israel (Mt 15,26), durante o tempo de sua vida sobre esta terra. Porém, ressuscitado, e subindo ao céu, mandou a seus discípulos que percorressem toda a terra, batizando todos os que cressem no Evangelho: estes seriam salvos (Mt 28,19).
O Evangelho de hoje, portanto, nos anuncia o Jesus que Deus mandou para todas as terras e nações, mas não como mero homem, e sim como Filho de Deus.
Entendamos assim este Evangelho. Se Jesus é o Filho de Deus, e se Ele foi mandado também a nós, estamos seguros em nossa fé. Por nós Ele dá sua Vida. Façamos nossa Ação de Graças com o coração pleno de gratidão.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário