sábado, 20 de janeiro de 2018

Liturgia do dia 17/01/2018


Liturgia do dia 17/01/2018


Leituras
1Sm 17, 32-33.37.40-51
Sl 143(144),1. 2. 9-10 (R/. 1a)
Mc 3,1-6

2ª semana do Tempo Comum Ano B

Quarta-Feira

Primeira Leitura: 1Sm 17, 32-33.37.40-51

Naqueles dias, 32 Davi disse a Saul: “Ninguém perca a coragem por causa dele. Teu servo irá lutar contra esse filisteu”. 33 Saul, porém, declarou: “Não poderás enfrentar esse filisteu para lutar com ele, porque não passas de um menino, e ele é guerreiro desde a juventude”. 37 E acrescentou: “Javé que me salvou da garra dos leões e dos ursos há de me salvar também da mão desse filisteu”. Então, disse Saul a Davi: “Vai e Javé esteja contigo!”.40 Davi tomou seu cajado, escolheu cinco pedras lisas do regato, pondo-as no alforje pastoril que lhe servia de bolsa e, de funda na mão, avançou contra o Filisteu. 41 O Filisteu se aproximou pouco a pouco de Davi, precedido do seu escudeiro. 42 O Filisteu olhou, viu Davi, e o desprezou, porque ele era jovem: era um lourinho bonitinho. 43 O Filisteu disse a Davi: “Serei por acaso um cachorro, para vires contra mim armado de cacete?”. E amaldiçoou-o pelos seus deuses. 44 “Vem para o meu lado”, prosseguiu, “que darei tua carne às aves do céu e aos animais da terra!”. 45 Mas Davi replicou ao Filisteu: “Tu vens a mim com espada, lança e escudo; eu, porém, vou a ti em nome de Javé dos exércitos, o Deus das tropas de Israel, que tu insultaste!46 Hoje Javé te entregará na minha mão, e eu te abaterei, cortar-te-ei a cabeça, e darei o teu cadáver e os cadáveres do exército filisteu aos pássaros do céu e aos animais da terra. E todo mundo saberá que existe um Deus em Israel. 47 E toda esta gente saberá que Javé não salva pela espada nem pela lança; pois a batalha é de Javé, e é ele quem vos entregará nas nossas mãos!”.48 Quando o Filisteu se dispunha a avançar contra Davi, este saiu da fileira e correu ao seu encontro. 49 Meteu a mão no alforje, tirou uma pedra e arremessou-a com a funda, atingindo o Filisteu na fronte. A pedra penetrou-lhe pela fronte adentro, e ele caiu de bruços no chão. 50Assim Davi venceu o Filisteu com funda e pedra: abateu-o, e matou-o, sem que tivesse espada na mão. 51 Correu ao Filisteu, subiu-lhe em cima, arrancou-lhe a espada da bainha, liquidou o Filisteu e cortou-lhe a cabeça. Quando os filisteus viram que seu herói tinha tombado, puseram-se a fugir.
Salmo: Sl 143(144),1. 2. 9-10 (R/. 1a)
R. Seja o Senhor bendito: é o meu rochedo.
Seja o Senhor bendito: é o meu rochedo; adestra as minhas mãos para o combate e prepara os meus dedos para a guerra!

2 É o meu amor e a minha cidadela, o meu libertador e fortaleza. O escudo no qual busco refúgio, e sob o meu poder coloca os povos.

9 Cantar-te-ei, ó Deus, um canto novo; salmodiarei na harpa de dez, cordas. 10 Dás a vitória aos reis, e arrebataste o teu servo Davi à espada iníqua.
Evangelho: Mc 3,1-6

1 Jesus entrou de novo numa sinagoga e ali estava um homem que tinha uma das mãos atrofiada. 2 E eles ficaram vigiando para ver se ia curá-lo num dia de sábado, a fim de acusá-lo. 3 Ele disse ao homem que tinha a mão atrofiada: “Levanta-te e vem para o meio!”.4 E ele lhes perguntou: “O que é permitido fazer, num dia de sábado: o bem ou o mal, salvar um ser vivo ou deixá-lo morrer?”. Eles, porém, ficaram calados. 5 Percorrendo com um olhar cheio de cólera as pessoas presentes, e profundamente entristecido pela dureza de seus corações, disse ao homem: “Estende a mão!”. Ele estendeu a mão e ela ficou boa. 6 Então os fariseus, saindo dali, imediatamente se reuniram com os herodianos contra Jesus com o fim de lhe tirar a vida.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de indignação e tristeza, porque eram duros de coração; ... (Mc 3,5abc).
No fim do Evangelho de ontem Jesus terminava sua fala dizendo: “Portanto o Filho do Homem é Senhor também do sábado” (Mc 2,28).
Mal conseguimos imaginar como esta fala de Jesus provocou um enorme impacto sobre os fariseus que O ouviam. Para eles, o único Senhor do sábado era Deus!Como, então, Jesus teve a ousadia de dizer uma coisa destas?   
Jesus tinha esta ousadia porque estava solidamente fundamentado na realidade que Ele mesmo era: Ele era o Filho de Deus que, por humildade, apresentava-se a todos como “Filho do Homem”. Ele tinha plena consciência de que a Lei feita por Seu Pai, podia ser interpretada por Ele, Jesus, da maneira mais correta possível.
Ora, os fariseus, ao contrário, quando interpretavam a Lei de Deus, deixavam-se levar por muitos erros. Estes erros eram causados por interesse dos mestres da Lei e dos fariseus para se imporem como autoridade moral e espiritual sobre o Povo Eleito. Eles tinham a pretensão de serem o mais alto degrau de autoridade religiosa em Israel.
Jesus, no entanto, tira destes líderes religiosos este lugar elevado que tinham conseguido ocupar na religião dos judeus. Jesus faz mais: afirma-se acima de todos. Sem dúvida, isto enchia de raiva e ódio os líderes judaicos. Todos.
Dizer, como o fez Jesus, ser o ‘Senhor do sábado’, era uma ousadia além dos limites para os líderes de Israel naquele tempo. Portanto, na mente deles, Jesus era um extremo perigo. Ele devia ser eliminado. Morto.
O auge do desencontro entre Jesus e líderes religiosos judeus, porém, não estava na discussão sobre a Lei. Estava nos atos de Jesus que confirmavam ser Ele o ‘Senhor do sábado’, ou seja, ‘da Lei’.
O Evangelho de hoje nos mostra um ato de Jesus em que sua autoridade sobre a Lei ficou inquestionável: Ele curou a mão seca de um homem que estava na sinagoga.
A tensão maior entre Jesus e os fariseus ali presentes, aconteceu quando Jesus lhes perguntou: “É permitido, no sábado, fazer o bem ou o mal? Salvar uma vida ou deixa-la morrer?” (Mc 3,4b).
Como os judeus nada disseram, Jesus, justamente, ficou indignado e cheio de tristeza. Como era possível que homens como aqueles, os mais instruídos e escolhidos para liderar religiosamente o Povo Eleito, tivessem tanta maldade em seus corações? Se fosse apenas ignorância algum remédio podia ser dado, desde que aceito. Mascontra os ‘corações endurecidos’ Jesus nada podia fazer. Ou melhor: tudo o que podia fazer era revelar a realidade de seu poder sobre o sábado: Ele, então, curou o homem de mão seca.               

Aqui termina este episódio da vida de Jesus narrado neste Evangelho.
Contemplemos Jesus, em sua fisionomia sempre tão amável agora transformada pelos traços da indignação e tristeza.
Como devemos reagir diante de Jesus quando Lhe damos motivo de indignação e tristeza?
Devemos impedir, a todo custo, que nossos corações fiquem endurecidos e nos façam ignorar Jesus e o que Ele espera de nós. Respondamos-Lhe, sempre, com alegria e todo o afeto de nossos corações.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário