sexta-feira, 2 de março de 2018

Liturgia do dia 02/03/2018


Liturgia do dia 02/03/2018


Leituras
Gn 37,3-4.12-13a.17b-28
Sl 104(105),16-17.18-19. 20-21 (R/. 5a)
Mt 21,33-43.45-46

2ª semana da Quaresma

Sexta-Feira

Primeira Leitura: Gn 37,3-4.12-13a.17b-28

3 Israel amava a José mais que a todos os outros filhos seus, porque lhe nascera na velhice, e por isso lhe mandou fazer uma túnica de várias cores. 4 Ao verem os seus irmãos que o pai amava mais a José, começaram a odiá-lo, de modo que não mais lhe podiam falar cordialmente. 12 Foram os seus irmãos apascentar o rebanho de seu pai em Siquém. 13a Disse Israel a José: “Não estão teus irmãos apascentando o rebanho em Siquém? Vem, eu vou te mandar a eles”.17b José seguiu atrás dos irmãos e os encontrou em Dotan. 18 Avistaram-no de longe e, antes que ele se aproximasse, tramaram matá-lo. 19 Diziam entre si: “Vede, lá vem o homem dos sonhos! 20 Agora, vinde, matemo-lo e o joguemos numa cisterna. Depois diremos: ‘Um animal feroz o devorou’, e veremos de que lhe aproveitaram seus sonhos”. 21Rúben, entretanto, ouvindo isto, salvou-o das mãos deles, dizendo: “Não cometamos homicídio!”. 22 E Rúben acrescentou: “Não derrameis sangue! Lançai-o naquela cisterna que está no deserto, mas não levanteis a mão contra ele”, pois era sua intenção arrancá-lo das mãos deles e restituí-lo a seu pai. 23 Logo, pois, que José chegou junto de seus irmãos, estes o despojaram da túnica que trazia, 24 agarraram-no e lançaram-no na cisterna. Era uma cisterna vazia, totalmente sem água.25 Depois, assentaram-se para comer. Levantando os olhos, viram passar uma caravana de ismaelitas que vinha de Galaad. Os camelos estavam carregados de alcatira, bálsamo e ládano, que levavam para o Egito. 26 Disse então Judá a seus irmãos: “Que vantagem temos em matar nosso irmão e encobrir a sua morte? 27 Vinde, e vendamo lo aos ismaelitas. Não levantemos a mão contra ele, pois é nosso irmão, da mesma carne que nós”. Os irmãos concordaram. 28 Passaram homens madianitas, que eram mercadores. Eles retiraram José da cisterna e o venderam aos ismaelitas por vinte moedas de prata, e estes o levaram para o Egito.
Salmo: Sl 104(105),16-17.18-19. 20-21 (R/. 5a)
R. Lembrai sempre as maravilhas do Senhor!
16 Quando fez vir à terra a grande fome e privou-os do pão que os sustentava, 17 à frente deles já mandara um homem, José, então vendido como escravo.

18 Teve José seus pés agrilhoados e uma argola de ferro no pescoço, 19 até que se cumpriu o que previra e a palavra de Deus foi confirmada.

20 Então mandou o rei que o libertassem, livrou-o dos grilhões o soberano: 21 fê-lo senhor de toda a sua casa, de todos os seus bens o dispenseiro.
Evangelho: Mt 21,33-43.45-46

Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: 33 Escutai esta outra parábola: havia um patrão, que plantou a vinha. Rodeou-a com cerca, cavou nela um lagar e construiu uma torre. Arrendou-a, depois, a uns lavradores e partiu de viagem. 34 Quando chegou a época da colheita, enviou seus empregados aos lavradores para receber a parte dos frutos que lhe cabia.35 Mas os lavradores agarraram os empregados: espancaram a um, mataram a outro, e ainda apedrejaram um terceiro. 36 Novamente enviou outros empregados, mais numerosos que os primeiros. E os trataram do mesmo modo. 37 Finalmente, enviou-lhes o próprio filho, pensando: ‘Respeitarão o meu filho’. 38 Mas os lavradores viram o filho e disseram entre si: ‘Este é o herdeiro! Vamos matá-lo e tomemos a sua herança!’. 39 Então agarraram o filho, arrastaram-no para fora da vinha e o mataram. 40 Ora, quando voltar o dono da vinha, que fará com aqueles lavradores?”. 41 Responderam-lhe: “Fará morrer miseravelmente aqueles perversos e arrendará a vinha a outros lavradores que lhe deem os rendimentos no seu devido tempo”. 42 Depois Jesus lhes disse: “Nunca lestes na Escritura: A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra principal. Esta é a obra do Senhor, e é admirável aos nossos olhos? 43 Por isso vos digo: ‘O Reino de Deus vos será tirado e será dado a um povo que o fará produzir seus frutos’”. 45 Ouvindo estas parábolas, os sacerdotes- chefes e fariseus perceberam que Jesus falava deles, 46 e procuravam prendê-lo. Mas tinham medo do povo, que o considerava um profeta.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
... ser-vos-á tirado o Reino de Deus, e será dado a um povo que produzirá os frutos (Mt 21,43).
A pregação de Jesus era principalmente sobre o Reino de Deus.
Aqui Ele compara o Reino de Deus com a vinha, símbolo do Povo eleito.
Jesus compara, ainda, os príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo com os administradores da vinha, que, no fim da parábola, matam o filho do dono.
Ora, os sacerdotes e os anciãos eram os que se opunham ao ensino de Jesus, porque viam que deviam aceitá-lo como Messias de Israel. Mas, se O aceitassem, deviam entregar-Lhe o cargo de autoridade religiosa máxima sobre o povo judeu. Isto eles não fariam de modo algum. Jesus os acusou de serem homicidas, prevendo que O matariam. Ora, deste modo o Reino de Deus seria tirado de Israel, e entregue a outros povos.
Depois que mataram Jesus, de fato o Reino de Deus se espalhou entre aos pagãos mais do que entre os judeus.
Pensemos nisto: Deus pode tirar de nós o que nos deu se não lhe formos fiéis.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário