sábado, 17 de março de 2018

Liturgia do dia 12/03/2018


Liturgia do dia 12/03/2018


Leituras
Is 65,17-21
Sl 29(30),2.4.5-6.11-12a e 13b (R/. 2a)
Jo 4,43-54

4ª SEMANA DA QUARESMA

Segunda-Feira

Primeira Leitura: Is 65,17-21

Assim fala o Senhor:17 Pois, criarei novos céus e uma terra nova e não se lembrará mais do passado, nem voltará mais ao espírito. 18 Mas é uma alegria e uma jubilação para todo o sempre que eu crio, pois eis que eu crio Jerusalém para a jubilação, e seu povo para a alegria. 19 Exultarei por Jerusalém, alegrar-me-ei por meu povo. Não mais se ouvirá voz de choro nem voz de gritos. 20 Ali não haverá mais recém nascidos que vivam poucos dias, nem ancião que não complete seus dias. Pois o mais jovem morrerá com a idade de cem anos, e quem não atingir cem anos será considerado amaldiçoado. 21 Edificarão casas e nelas habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto.
Salmo: Sl 29(30),2.4.5-6.11-12a e 13b (R/. 2a)
R. Eu te exalto, Senhor, porque me ergueste!
Eu te exalto, Senhor, porque me ergueste e não deixaste rir meus inimigos.

4 Retiraste do abismo a minha alma reanimaste, Senhor, a minha vida, dos que descem à cova me tiraste.

5 Vós, fiéis do Senhor, salmodiai; ao seu nome, que é santo, rendei graças! 6 Dura um momento só a sua cólera, mas a sua bondade, a vida toda. Se o pranto vem à noite visitar-nos, ressurge de manhã nossa alegria.

11 Tem compaixão de mim, Senhor, escuta-me e sejas, ó meu Deus, o meu amparo! 12 Tu transformaste em festa as minhas lágrimas,

13b Louvar-te-ei, Senhor, eternamente.
Evangelho: Jo 4,43-54

43 Passados os dois dias, Jesus saiu dali, rumo à Galileia.44 Jesus mesmo tinha dito que nenhum profeta é honrado em sua pátria. 45 Quando chegou à Galileia os habitantes o acolheram bem: tinham visto tudo o que ele havia feito em Jerusalém, durante a festa, pois eles também tinham ido à festa. 46 Voltou, então, a Caná da Galileia, onde havia mudado a água em vinho. Achava-se ali um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum. 47 Ele tinha ouvido dizer que Jesus havia voltado da Judeia para a Galileia. Foi procurá-lo e suplicava-lhe que descesse e curasse seu filho que estava à morte. 48 Jesus lhe disse: “Se não virdes milagres e prodígios, não acreditareis!”. 49O oficial do rei insistiu: “Senhor, desce antes que meu filho morra!”. 50 Jesus respondeu: “Volta para casa, teu filho vai viver”. O homem acreditou na palavra que Jesus lhe disse e partiu. 51 Já tinha chegado à descida, quando seus servidores lhe vieram ao encontro, gritando: “Teu filho vai bem!”. 52 Ele perguntou a hora em que o menino se sentira melhor e informaram-no: “Ontem, a uma da tarde, a febre o deixou”. 53 O pai verificou, então, que nessa hora é que Jesus tinha dito: “Teu filho vai viver”. Por isso ele acreditou com toda a sua família. 54 Este foi o segundo sinal que Jesus fez na volta da Judeia para a Galileia.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Podes ir, teu filho está vivo” (Jo 4,50b).
O tempo da Quaresma é também ocasião para meditarmos sobre os efeitos poderosos de Deus ao cancelar nossos pecados.
Jesus, neste Evangelho, atende ao pedido de um homem importante: seu filho estava morrendo. Devia ser jovem, e a causa de sua agonia seria alguma doença. Ora, naquele tempo a doença era sinal de impureza ritual. Somente os sacerdotes podiam dizer quando a pessoa estava curada, isto é, não em estado de impureza.
A preocupação daquele pai não era, portanto, o risco de morte de seu filho, mas de morte em estado de impureza. Ele, em primeiro lugar sabe que Jesus tem poder de curar, portanto de purificar as pessoas. O pedido daquele funcionário do rei inclui também este, o de tornar puro o seu filho agonizante.
Ora, Jesus entendeu que aquele homem acreditava nele.
Portanto estava diante de um caso ideal de salvação, para a qual Ele fora enviado ao mundo por vontade de Deus Pai. Assim, pois, Jesus realiza sua missão dizendo ao funcionário real: “Podes ir, teu filho está vivo” (Jo 4,50b).
Antes que o funcionário real chegasse a sua casa, seus empregados confirmaram que seu filho vivia e estava livre da doença. O poder de Jesus se confirmara.
Apliquemos esta estória a nossa vida.
Somos pessoas que por causa de nossos pecados corremos o risco de morrer impuros, isto é, sem o perdão de Deus.
Mas Deus quer nos perdoar antes de nossa morte.
E Ele nos perdoa quando lhe pedimos esta cura espiritual.
O perdão de Deus é a manifestação de seu poder. Ele pode cancelar nossa culpa, a dívida que no pecado contraímos com Ele, e tornar-nos espiritualmente vivos e sem pecado.
Na Quaresma precisamos ter esta experiência.
Se nossa consciência nos acusa de pecado, peçamos a Jesus Cristo que interceda por nós junto ao Pai. Ele nos dirá: “Teus pecados estão perdoados”. Não foi isto o que Ele disse à mulher que lavou com lágrimas seus pés, arrependida por imenso amor a Deus, na casa do fariseu onde Jesus almoçava? (Lc 7,48).
Do mesmo modo Deus e Seu Filho nos tratam, se com grande amor e arrependimento pedimos o perdão de nossos pecados.
O funcionário real não voltou a Jesus para lhe agradecer a salvação de seu filho. Mas nós podemos voltar a Jesus depois de nossa confissão e perdão de todos os nossos pecados, porque nosso amor a Deus nos leva a este gesto de gratidão.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário