quarta-feira, 14 de março de 2018

Liturgia do dia 26/02/2018

Liturgia do dia 26/02/2018


Leituras
Dn 9,4b-10
Sl 78(79),8.9.11.13 (R/. Sl 102 [103],10a)
Lc 6,36-38

2ª semana da Quaresma

Segunda-Feira

Primeira Leitura:Dn 9,4b-10

4b ‘Ai, Senhor, Deus grande e terrível, que guarda a aliança e a fidelidade para com os que o amam e observam os seus mandamentos, 5 nós pecamos e erramos, procedemos como ímpios e revoltosos, afastamo-nos dos teus preceitos e das tuas leis. 6 Não atendemos aos teus servos, os profetas que falaram em teu Nome aos nossos reis, aos nossos príncipes, aos nossos pais e a todo o povo do país. 7 Do teu lado, ó Senhor, está a justiça; a nós, porém, cabe hoje a confusão do rosto, como ocorre neste dia, a todo o homem de Judá, aos habitantes de Jerusalém, e a todo Israel, aos que estão perto e aos que estão longe, em todos os países, para onde os dispersastes por causa da infidelidade que cometeram contra ti. 8 Para nós, Javé, a confusão do rosto, para os nossos reis, os nossos príncipes, e os nossos pais, que pecaram contra ti. 9 Do Senhor, nosso Deus, esperamos misericórdia e perdão; porque nos retiramos dele, 10 e não ouvimos a voz de Javé, nosso Deus, para andarmos segundo as ordenanças que nos prescreveu por meio dos seus servos, os profetas.
Salmo: Sl 78(79),8.9.11.13 (R/. Sl 102 [103],10a)

R. O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.

8 Não lembres contra nós dos pais a culpa, mas venha ao nosso encontro o teu amor; imensa humilhação nos acabrunha!

9 Ajuda-nos, ó Deus, salvador nosso; liberta-nos por causa do teu nome, perdoa por teu nome nossos crimes!

11 Chegue a ti o lamento dos cativos, liberta com teu braço poderoso os que à morte se encontram destinados!

13 Nós, porém, povo teu, ovelhas tuas, eternamente te rendamos graças, louvor de geração em geração!
Evangelho: Lc 6,36-38

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:36 Sede misericordiosos, como vosso Pai é misericordioso.37 Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. 38 Dai aos outros e os outros vos retribuirão; derramarão em vosso avental uma boa medida, bem cheia, sacudida e transbordante. Porque com a medida com que medirdes sereis medidos”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
... perdoai e sereis perdoados (Lc 6,37c).
O Evangelho de hoje nos leva a reconsiderar a necessidade de perdoar os que nos tem ofendido.
Sobre o perdão aos outros já meditamos dias atrás. 
Repetir esta meditação, portanto, é uma exigência da Liturgia da Palavra nesta Quaresma.
Reconsideremos, portanto, o perdão que devemos dar a quem nos ofendeu.
Prestemos atenção, no entanto, para o quadro em que este ensino de Jesus está incluído neste Evangelho:
Não julgueis, e não sereis julgados.
Não condeneis, e não sereis condenados.
Perdoai, e sereis perdoados. (Lc 6,37).

Quando julgamos os outros como maus, porque nos ofenderam, devemos aguardar o julgamento de Deus sobre esta nossa atitude. Como Deus nos julgará com sua justiça? O Evangelho de hoje nos dá a norma que Deus seguirá:
... com a mesma medida com que medirdes os outros,   vós também sereis medidos. (Lc 6,38d).
Quando condenamos os outros por serem maus ou não, porque não os estimamos, ou talvez odiamos, devemos aguardar também o julgamento nosso por Deus. E como a justiça de Deus se manifestará? Já sabemos:
... com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos. (Lc 6,38d).
Isto nos assusta. Mas nos assusta se não estivermos em bom relacionamento com Deus, se estivermos em pecado, com o sentimento de culpa.
Pelo contrário, se não julgamos, se não condenamos, se perdoamos, estaremos na paz que só Deus dá e que ninguém pode tirar.
Peçamos a Deus esta paz de consciência. Para isto, examinemos nossa consciência sobre nos maus juízos sobre os outros, nossas condenações dos outros, nosso coração endurecido incapaz de perdoar. Sem Deus nada podemos fazer.
Com a certeza de que Ele nos ama, podemos fazer tudo o que o Evangelho de hoje pede de nós e muito mais. Tudo podemos Naquele que nos conforta (Fl 4,13).

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário