sexta-feira, 16 de março de 2018

Liturgia do dia 07/03/2018


Liturgia do dia 07/03/2018


Leituras
Dt 4,1.5-9
Sl 147(147B),12-13.15-16. 19-20 (R/. 12a)
Mt 5,17-19

3ª SEMANA DA QUARESMA

Quarta-Feira

Primeira Leitura: Dt 4,1.5-9

Moisés falou ao povo, dizendo:1 E agora, Israel, ouve as leis e determinações que vos ensino, para as praticardes, a fim de que possais viver, entrar no país que Javé vos dá e tomardes posse dele. 5 Eis que vos ensinei leis e mandamentos, como Javé, meu Deus, me ordenou, para os praticardes no país onde haveis de entrar para dele tomardes posse. 6 Observá-los-eis; porque tal será a vossa sabedoria e a vossa inteligência aos olhos dos povos que vão ouvir falar de todas estas leis. Eles dirão: ‘Por certo, esta grande nação é um povo sábio e inteligente’. 7 Qual é, na verdade, a grande nação que tenha deuses tão perto dela, como Javé, nosso Deus, todas as vezes que clamamos por ele? 8 E qual a grande nação que tem leis e mandamentos justos, como toda esta lei que hoje vos exponho? Somente toma cuidado contigo mesmo e cuida bem de tua vida para não esqueceres o que os teus olhos viram, nem o deixares apartar de teu coração, um só dia da tua vida; mas dá-lo a conhecer aos teus filhos e aos filhos dos teus filhos.
Salmo: Sl 147(147B),12-13.15-16. 19-20 (R/. 12a)
R. Glorifica ao Senhor, Jerusalém.
12 (1) Glorifica ao Senhor, Jerusalém, Sião, canta louvores ao teu Deus. 13 (2) Firmou de tuas portas os ferrolhos, abençoou teus filhos no teu seio.

15 (4) Ele transmite à terra as suas ordens, logo corre veloz sua palavra. 16 (5) Deixa cair a neve como lã, espalha como cinzas a geada.

19 (8) Revelou a Jacó sua palavra, suas leis e preceitos a Israel. 20 (9) Com nenhum outro povo agiu assim, a nenhum revelou os seus preceitos!
Evangelho: Mt 5,17-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:17 Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogar, mas levá-los à perfeição. 18 Porque eu vos declaro esta verdade: enquanto durar o céu e a terra, nem a menor letra nem o menor traço será tirado da Lei, até que todas as coisas tenham acontecido. 19 Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os homens a fazer o mesmo, será tido como o menor no Reino dos céus, mas aquele que o cumprir e ensinar, este será tido como grande no Reino dos céus.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Para que se cumprisse o que está dito o que fora dito pelo Senhor 
por intermédio do profeta ... ”.
Jesus disse, aos que O ouviam, que não viera abolir a Lei nem os Profetas.
Para nós pode ser difícil entender claramente o que Ele quis dizer.
O que Jesus e o povo de seu tempo entendiam por Lei e Profetas?
Nós imaginamos que a Lei se reduz aos Dez Mandamentos.
E achamos que os Profetas são um conjunto de profecias sobre coisas que deveriam acontecer num futuro distante ou próximo na vida de Israel.
Alguma coisa está certa. Mas para Jesus a Lei e os Profetas significavam muitas coisas que hoje tendemos a encolher.
Primeiro precisamos lembrar que naquele tempo havia dois modos de transmitir a Lei e os Profetas:oralmente, com a memorização das leis e estórias antigas, e por escrito em pele de ovelha ou em papiro. O que o povo sabia oralmente diferenciava muito de lugar para lugar. O que estava escrito em pergaminhos, isto é, em pele de carneiro, de algum modo fixava o conteúdo da Lei e dos Profetas em livros que eram lidos nos sábados na sinagoga.
Jesus tinha a compreensão mais comum entre os judeus. Ele entendia, primeiramente, a tradição oral da Lei e dos Profetas.
Ora, a Lei continha mandamentos que todos os judeus deviam cumprir. Mas estas leis não estavam fixadas como hoje, em que temos códigos de leis. O sentido de ‘Lei’ era muito mais amplo. Uma estória exemplar dos patriarcas podia ser entendida como uma norma de comportamento religioso, portanto uma lei.
Como esta compreensão ampla da Lei dificultava as coisas para o povo, Jesus mesmo simplificou a Lei. Se todas as pessoas amassem a Deus e ao próximo como a si mesmo, tudo o que a Lei exigia estava cumprido. Foi o que Ele disse em Mt 22,40: “Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”.
Os primeiros cristãos também precisavam de uma compreensão mais resumida da Lei. São Paulo em Gl 5,14 diz: “Toda a Lei está contida numa só palavra: ‘Amarás a teu próximo como a ti mesmo’ ”. É claro que São Paulo sabia que o Primeiro Mandamento era o de amar a Deus em primeiro lugar. Se em Gl 5,14 não o diz, é porque se concentrava, naquela ocasião, aos problemas de sua comunidade gálata: eles viviam em desentendimentos e brigas por causa da confusão que faziam sobre a Lei.
Para nossa compreensão do Evangelho de hoje é necessário saber mais: Jesus disse que veio cumprir tudo o que o povo entendia por Lei: Ele era perfeito cumpridor da Lei. Ele tinha a coragem e convicção de que não descumpria nada da Lei. Um dia disse aos judeus:“Quem de vós me convence de ter eu pecado?” (Jo 8,46). Ninguém respondeu coisa alguma.
Mais maravilhosamente entendemos que Jesus veio cumprir o que a Lei e os Profetas tinham dito sobre Ele quando, no caminho de Emaús explicou aos dois discípulos “... começando por Moisés [a Lei] e por todos os profetas, interpretou-lhes todas as Escrituras no que Lhe dizia respeito”. (Lc 24,27).
Isto quer dizer que o completo cumprimento da Lei e dos Profetas por parte de Jesus aconteceu na Sua Morte e Ressurreição. Por quê? Foi porque a Vontade de Deus, dada na Lei e nos Profetas, em relação a Jesus, era precisamente que Ele desse sua vida para a Salvação de toda a humanidade.
Os evangelhos vão mais longe. Em várias passagens dizem: “Para que cumprisse o que está dito o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta ... ”.(Mt 1,22; 2,15; 2,23; 4,14; 8,17; 13,35; Jo 17,12; 18,32).
Em outras palavras: a Lei e os Profetas para Jesus lhe mostravam a vontade de Deus a seu respeito. E esta vontade era de que por obediência ao que Deus desejava, Ele salvasse o mundo. Foi assim que Jesus cumpriu a Lei e os Profetas sem abolir uma mínima letra.
Nesta quaresma contemplemos Jesus na Cruz. E nesta imagem consideremos e meditemos: Ele não contrariou a vontade de Deus. Por amor de todos nós cumpriu até o fim a Lei e os Profetas.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário