terça-feira, 13 de março de 2018

Liturgia do dia 20/02/2018


Liturgia do dia 20/02/2018


Leituras
Is 55,10-11
Sl 33(34),4-5.6-7.16-17. 18-19 (R/. 18b)
Mt 6,7-15

1ª semana da Quaresma

Terça-Feira

Primeira Leitura: Is 55,10-11

Isto diz o Senhor:10 Como a chuva e á neve descem dos céus e não voltam mais para lá sem ter embebido a terra, fecundando-a e fazendo-a germinar, para que ela dê a semente ao semeador e o pão comestível, 11 da mesma maneira, a Palavra que sai de minha boca não retorna a mim sem resultado, sem ter feito o que eu queria e conseguido êxito na sua missão.
Salmo: Sl 33(34),4-5.6-7.16-17. 18-19 (R/. 18b)

R. O Senhor liberta os justos de todas as angústias.

4 Engrandecei comigo o nosso Deus, exaltemos unidos o seu nome! 5 Pois sempre que o busquei, ele me ouviu; de todas as angústias me livrou.

6 Se olhardes para ele, brilhareis; não sofrerão vergonha as vossas faces. 7 Um infeliz gritou, e Deus o escuta; de todas as angústias ele o salva.

16 Os olhos do Senhor buscam os justos, inclina os seus ouvidos para ouvi-los. 17 O olhar do Senhor procura os maus, para apagar da terra o seu vestígio.

18 Quando clamam por ele, logo atende; de todas as angústias os liberta. 19 Do coração aflito ele está perto, ele conforta o espírito abatido.
Evangelho: Mt 6,7-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:7 Quando rezardes, não multipliqueis as palavras como fazem os pagãos: pensam que, devido à força de muitas palavras, é que são atendidos. Não sejais semelhantes a eles; porque o vosso Pai sabe do que precisais, antes de fazerdes o pedido. 9 Portanto, rezai assim: Pai nosso que estás no céus, santificado seja o teu Nome, 10 venha o teu Reino, seja feita a tua vontade assim na terra como no céu. 11 Dá-nos hoje nosso pão, de que precisamos. 12Perdoa-nos o mal que fizemos assim como perdoamos aos que nos fizeram mal. 13 E não nos deixes cair na tentação, mas livra-nos do Maligno. 14 Porque, se perdoardes aos homens as suas culpas, também vosso Pai celeste vos perdoará. 15 Mas se não perdoardes aos homens, vosso Pai não perdoará as vossas culpas.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
No Evangelho de hoje Jesus ensinou a seus discípulos e a nós como rezar de maneira agradável a Deus Pai. 
Nós conhecemos muito bem a oração que Jesus nos ensinou.
Em cada frase poderíamos nos deter.
No entanto o Pai-Nosso, na Liturgia da Palavra de hoje, nos alerta precisamente para um problema que para muitos é quase insuperável: o perdão de quem nos ofendeu.
Há pessoas que juram não perdoar quem quer que seja, nem pai, nem mãe, nem irmãos, e muito menos os inimigos. Estas são as pessoas que Jesus veio precisamente chamar à conversão. Ele nos disse, no Evangelho do sábado passado: “Não vim chamar [para a conversão] os justos, mas sim os pecadores”. (Lc 5,32).
Mas há pessoas, e muitas, que perdoam quem as ofendeu precisamente porque querem responder ao ensino de Jesus no Pai-Nosso. 
Quando, na Eucaristia, vamos comungar, não teremos paz de consciência se ainda não perdoamos a quem nos ofendeu. Isto quer dizer que este pedido que Jesus incluiu no Pai-Nosso é muito oportuno e necessário para nós.
No fim do mundo estaremos diretamente perante Deus.
Que sentido haverá qualquer falta de perdão que deixamos de dar?
O melhor, portanto, é perdoar a todos os que nos ofenderam, ainda nesta vida, porque depois não teremos mais tempo.
Mais ainda, como cristãos devemos amar nossos inimigos. Jesus ensinou isto e os seus discípulos o transmitiram ao mundo pelo Evangelho. Amar os inimigos só é possível quando em nosso coração prevalece o amor a Deus. A partir do amor a Deus é que vemos todas as pessoas do mundo, amigas ou inimigas. Para quem ama a Deus todas as pessoas são vistas como amadas por Ele. É verdade, porque Deus ama os pecadores. Ele não quer que morram sem se voltarem para Seu amor. Deus não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva (Ez 33,11).
Não queiramos, nós também, que os pecadores e nossos inimigos morram sem a conversão e reconciliação com Deus. Com todos os que Deus ama, todos os pecadores que Ele e nós perdoamos, viveremos para sempre a felicidade na Vida Eterna.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário