sábado, 17 de março de 2018

Liturgia do dia 08/03/2018


Liturgia do dia 08/03/2018


Leituras
Jr 7,23-28
Sl 94(95),1-2.6-7.8-9 (R/. 8)
Lc 11,14-23

3ª SEMANA DA QUARESMA

Quinta-Feira

Primeira Leitura: Jr 7,23-28

Assim fala o Senhor: 23 Eis a ordem que lhes dei: “Escutai minha voz e serei vosso Deus e vós sereis meu povo! Trilhai todos os caminhos que eu vou traçar, para vossa felicidade!”. 24 Mas não me escutaram nem me deram ouvidos! Andaram ao modo deles. Seguindo a contumácia do seu mau coração, voltaram-me as costas, não a face. 25 Desde que vossos pais saíram do Egito até hoje, enviei-vos meus servos, os profetas, cada dia, sem cessar. 26 Mas não me escutaram nem deram ouvidos! Endureceram a cerviz, procedendo pior que seus pais. 27Tu lhes dirás todas estas palavras, e eles não te escutarão; tu os chamarás e eles não te responderão. 28Dir-lhes-ás, pois: “Eis a nação que não ouviu a voz de Javé, seu Deus, nem aceitou a correção. Não existe fidelidade: ela se afastou de sua boca”.
Salmo: Sl 94(95),1-2.6-7.8-9 (R/. 8)

R. Que bom se hoje escutásseis sua voz: Não fecheis os vossos corações.

1 Vinde, e alegres cantemos ao Senhor, aclamemos a Rocha que nos salva! 2 Corramos junto a ele, dando graças; com cânticos e hinos o aclamemos!

Entremos e prostrados o adoremos; de joelhos ante o Deus que nos criou! 7 É ele o nosso Deus, nós o seu povo, rebanho que conduz com sua mão!

8 Que bom se hoje escutásseis sua voz: “Não sejais duros como no deserto, e no dia da prova e desafio, 9quando por vossos pais fui provocado, embora houvessem visto os meus prodígios!
Evangelho: Lc 11,14-23

Naquele tempo,14 Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Logo que o demônio saiu, o mudo começou a falar e o povo ficou admirado. 15 Mas alguns disseram: “É em nome de Beelzebul, príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios!”. 16 Outros, para especular qual era o seu poder, pediam um milagre que viesse do céu. 17 Mas Jesus, como conhecia os pensamentos deles, disse: “Todo reino dividido dentro de si mesmo ficará arruinado, caindo casa sobre casa. 18 Se Satanás em si mesmo está dividido, como é que o seu reino se manterá? Por que vós dizeis que é em nome de Beelzebul que expulso os demônios? 19 Se na verdade eu expulso os demônios em nome de Beelzebul, em nome de quem é que vossos filhos os expulsam? Por isso mesmo, eles é que serão vossos juízes. 20 Mas, se é pelo dedo de Deus que expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21 Quando um homem forte e bem armado guarda o seu palácio, os seus bens estão seguros. 22Mas se outro mais forte aparece e o vence, tira-lhe todas as armas em que confiava e distribui os seus despojos. 23 Quem não está comigo está contra mim; e quem não recolhe comigo dispersa.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Quem não está comigo [isto é, Belzebu e seus demônios] está contra mim” (Lc 11,23a).
      Depois que Jesus expulsou o demônio mudo do homem possesso, tal como ouvimos no Evangelho de hoje, as pessoas ficaram muito admiradas. E perguntaram: ‘como é que Jesus tem este poder? De quem, ou de onde, recebeu autoridade sobre os demônios?’.
Como solução desta questão alguém, no meio do povo, disse: “É por Belzebu, príncipe dos demônios, que Ele expulsa demônios” (Lc 11,15).
Esta interpretação maliciosa contrastava com o grande milagre que Jesus acaba de fazer para o bem do homem que tinha sido possesso. Jesus se viu ofendido, e magoado reagiu, perguntando: se Belzebu permitia que um homem expulsasse seus demônios, que tipo de príncipe de demônios era esse? Estaria agindo contra si mesmo.
O Evangelho vai além: Jesus não somente afirma que expulsa demônios sem depender de Belzebu. Ele afirma que o venceu, que tirou sua armadura (Lc 11,22) e o submeteu ao Seu poder.
Em Lc 11,23 a compreensão disto fica mais clara:“Quem não está comigo [isto é, Belzebu e seus demônios] está contra mim” (Lc 11,23a).
Em outras palavras: como Jesus tem poder sobre Belzebu e seus demônios, o poder deles sobre os homens está destruído. O reino de Belzebu chegou ao fim.
Agora vigora o Reino de Deus, que se confirma nos exorcismos que Jesus faz. Mas o Reino de Deus é mais do que isto. É a cura, a purificação e a Salvação dos homens. Livres dos demônios e com acesso livre a Deus, os homens podem ser santificados e viverem em justiça sobre a terra. Isto e muito mais é o que nos garante o Reino de Deus.
Este Evangelho nos consola, porque hoje Jesus exerce seu poder sobre os demônios. Se algum caso de possessão existe, devemos considera-lo permissão de Deus para nos lembrar que o demônio existe e não se camufla nem se esconde quando pode.
Depois que o Reino de Deus foi instalado e nele vivemos, temos a segurança de que o demônio não vai nos atormentar como nos tempos antes da vinda de Cristo a este mundo.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário