sábado, 17 de março de 2018

Liturgia do dia 09/03/2018


Liturgia do dia 09/03/2018


Leituras
Os 14,2-10
Sl 80(81),6c-8a.8bc-9.10-11ab.14e17 (R/. cf. 11.9a)
Mc 12,28b-34

3ª SEMANA DA QUARESMA

Sexta-Feira

Primeira Leitura: Os 14,2-10

Assim fala o Senhor Deus: 2 Volta, Israel, a Javé, teu Deus, porque foi no teu crime que tu tropeçaste. 3 Muni-vos de palavras, e voltai a Javé. Dizei a ele: “Afasta tudo o que é criminoso, e aceita o que for bom! E nós ofereceremos em sacrifício o fruto dos nossos lábios. 4Assur não nos salvará, não montaremos mais em cavalos, e nem diremos mais que a obra de nossas mãos é o nosso Deus, pois é junto de ti que o órfão obtém misericórdia”.Eu os curarei de sua infidelidade, e os amarei cordialmente, pois minha cólera se afastou deles. 6 Eu serei como o orvalho para Israel, e ele florescerá como o lírio. O seu enraizamento será como o Líbano: 7 seus rebentos se estenderão, ele será esplendoroso como a oliveira e perfumoso como o Líbano. 8 Eles virão de novo sentar-se à minha sombra, farão reviver os campos de trigo,e cultivarão vinhas florescentes que serão famosas como o vinho do Líbano. 9 Que tem a ver ainda Efraim com os ídolos? Sou eu que lhe dou atendimento e velo por ele; Eu é que sou como um cipreste verdejante, e é de mim que vem o teu fruto. 10 Quem é sábio, para compreender estas coisas? Quem é inteligente, para tomar conhecimento delas? Como os caminhos de Javé são retos, os justos caminharão neles, mas os perversos aí hão de tropeçar.
Salmo: Sl 80(81),6c-8a.8bc-9.10-11ab.14e17 (R/. cf. 11.9a)
R. Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!
6 Eis que ouço uma voz que não conheço: 7 “Eu retirei o fardo dos teus ombros, eu libertei do cesto as tuas mãos.8a Clamaste na aflição, e eu te salvei:

8bc eu te falei da nuvem trovejante, provei-te junto às águas de Meriba. 9 Ouve, meu povo, eu quero prevenir-te; ah, Israel, se ouvisses minha voz!

10 Não haja em tua casa um deus estranho, nem adores um deus de outra nação! 11 Sou eu que sou teu Deus e teu Senhor, o que te fez sair da terra egípcia; se abrires tua boca, eu te sacio.

14 Ah, se meu povo ouvisse a minha voz, ah, se Israel andasse em meus caminhos! 17 Mas daria ao meu povo a flor do trigo, e de mel do rochedo o fartaria”.
Evangelho: Mc 12,28b-34

Naquele tempo: 28 Um dos mestres da lei, que os tinha ouvido discutir, vendo que Jesus havia respondido bem, chegou perto dele e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?”. 29 Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor; 30 e amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, com toda a tua alma, com toda a tua inteligência e com todas as tuas forças. 31 O segundo é este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há mandamento maior que estes”. 32 O mestre da lei lhe disse: “Ótimo, Mestre! Tens razão em dizer que ele é o único e que não há outro além dele. 33 Amá-lo de todo o coração, com toda a inteligência e com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo: estes dois mandamentos valem mais do que todos os holocaustos e todos os outros sacrifícios”. 34 Jesus, vendo que ele havia falado com sabedoria, replicou-lhe: “Não estás longe do Reino de Deus!”. E ninguém mais tinha coragem de interrogá-lo.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Tu não estás longe do Reino de Deus” (Mt 12,34b).
O Evangelho de hoje nos ajuda a entender e aprofundar o sentido do que Jesus disse sobre não abolir nem a Lei nem os profetas. (Mt 15,17-19).
Quando aquele escriba, mencionado no Evangelho de hoje, perguntou a Jesus qual era o Primeiro Mandamento da Lei de Deus, Jesus lhe dá uma resposta que o escriba já conhecia: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!”. É Dt 6,4-5. Era o grande mandamento de todo Israel, que Jesus, desde criança, aprendera de Maria e José.
Mas Jesus não se deteve somente neste Primeiro Mandamento. Viu-se na necessidade de dizer outro Mandamento que era um resumo de boa parte dos Dez da Lei de Deus: “Amarás a teu próximo como a ti mesmo” (Mt 12,31). Ora, este mandamento Jesus também conhecia desde criança, porque o ouvira em casa e na sinagoga muitas vezes. É o que está em Lv 19,18.
O escriba, que quis examinar a sabedoria de Jesus, teve que admiti-la.
A palavra final não foi a do escriba, e sim a de Jesus:“Tu não estás longe do Reino de Deus” (Mt 12,34b).
Se procurarmos no Antigo Testamento estes dois Mandamentos juntos, e enumerados como Primeiro e Segundo, não os encontraremos. Só no Novo Testamento vemos Jesus reunindo os dois.
É claro que os escribas e mestres da Lei já reuniam os dois Mandamentos no tempo de Jesus. Mas é importante perguntar por qual motivo o Evangelho nos mostra estes dois Mandamentos reunidos no ensino de Jesus.
Há uma razão para isto. No tempo de Jesus havia quem insistia tanto no Primeiro que esquecia o Segundo. Tanto é verdade que Jesus dará como marca de seu ensinamento novo este Segundo. E isto Ele o fez na última ceia da Páscoa que passou neste mundo: “Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros” (Jo 13,34).
Aqui está o novo ensino de Jesus como parte dos Mandamentos do Reino de Deus que Ele inaugurou no mundo.
Nós, dentro do Reino de Deus, com Jesus, vivamos este Mandamento com a caridade cristã mais perfeita possível.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário