segunda-feira, 1 de maio de 2017

Liturgia do dia 01/05/2017

A imagem pode conter: texto
A imagem pode conter: 1 pessoa

Leituras
At 6,8-15
Sl 118, 23-24. 26-27. 29-30 (R. 1b)
Jo 6,22-29

3ª Semana da Páscoa Ano A

Segunda-Feira

Primeira Leitura: At 6,8-15

Naqueles dias:8 Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e milagres notáveis entre o povo. 9 Então, algumas pessoas pertencentes à chamada Sinagoga dos Libertos, isto é, cireneus, alexandrinos com outros vindos da Cilícia e da Ásia, se puseram a discutir com Estêvão. 10 Mas não eram capazes de resistir à sua sabedoria e ao Espírito com que falava. 11 Então, subornaram alguns homens para que dissessem: “Nós o ouvimos dizendo blasfêmias contra Moisés e contra Deus”. 12 Depois amotinaram o povo, os anciãos e os mestres da lei; atiraram-se contra ele, agarraram-no e o conduziram ao Conselho. 13 Lá eles apresentaram testemunhas falsas, que declaravam: “Este homem não para de falar contra este lugar sagrado e contra a Lei. 14 Nós o ouvimos dizendo que o tal Jesus de Nazaré destruirá este lugar e mudará os costumes que Moisés nos deixou”. 15 E todos os que estavam no Conselho, com os olhos fitos nele, notavam que seu rosto parecia o de um anjo.
Salmo: Sl 118, 23-24. 26-27. 29-30 (R. 1b)

R. Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.
23 Príncipes reunidos me condenem, só o teu julgamento me preocupa. 24 Ponho minha delícia em teus preceitos, teus mandamentos são meus conselheiros.
26 Narrei-te a minha sorte e me atendeste, oh, dá-me a conhecer tua vontade! 27 Faze-me compreender os teus caminhos e que eu medite sobre os teus milagres.
29 Desvia-me da estrada da mentira, dá-me da tua lei o benefício. 30 Escolhi o caminho da verdade,

pus diante dos meus olhos teus decretos.


Evangelho: Jo 6,22-29

22 No dia seguinte, o povo que tinha ficado do outro lado do mar notou que havia ali só uma barca e que Jesus não tinha embarcado com seus discípulos, mas que haviam partido sozinhos. 23 Entretanto outras barcas, vindas da cidade de Tiberíades, chegaram perto do lugar onde tinham comido o pão, depois de o Senhor ter dado graças. 24 Mas quando o povo viu que Jesus não estava ali, nem seus discípulos, entraram nas barcas e foram a Cafarnaum, procurando pelo Senhor. 25 Encontrando-o perto do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando vieste para cá?”. 26 Jesus respondeu: “Eu vos afirmo e esta é a verdade: vós me procurais, não por causa dos sinais que vistes, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27 Trabalhai, não pelo alimento que se estraga, mas pelo alimento que dura até a vida eterna, aquele que o Filho do homem vos dará: porque Deus Pai o marcou com o selo do seu Espírito”. 28 Então lhe perguntaram: “Que faremos para realizar as obras de Deus?”. 29 Jesus lhes respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a Vida Eterna e que o Filho do Homem vos dará (Jo 6,27).
Em contexto de Ressurreição nesta terceira semana da Páscoa, o Evangelho de João 6,22-29 volta a nos falar da Vida Eterna, objetivo da vinda do Filho de Deus à terra, sua Vida, Paixão, Morte e Ressurreição.
Este Evangelho retoma o relato da multiplicação dos pães para dizer que aquela multidão, que reconhecera em Jesus o profeta anunciado por Moisés (Jo 6,14), fora procurá-lo somente pelo interesse em ter pão, mas somente para esta vida terrena.
Jesus aproveita a ocasião para ensinar que Ele lhes dará um Pão para a Vida Eterna.
O povo entendeu e pediu a Jesus: o que devemos fazer para realizar as obras de Deus? (Jo 6,28). Foi como o Povo Eleito no Sinai que perguntava a Moisés como realizar a vontade de Deus, foi assim que Deus lhes deu Sua Lei. E Jesus então, ensinou, por sua vez: a obra de Deus é que acrediteis Naquele que Ele enviou. Isto é, que aceitassem Jesus como o profeta verdadeiro enviado por Deus, porque Jesus lhes ensinava de modo novo a fazer o que Deus queria daquele povo.
Jesus nos pede o mesmo. Portanto respondamos fielmente a Ele, é assim que teremos o alimento para a Vida Eterna que Ele nos trouxe.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário