quarta-feira, 3 de maio de 2017

Liturgia do dia 03/05/2017

A imagem pode conter: texto


A imagem pode conter: 2 pessoas


Leituras
1Cor 15,1-8
Sl 18(19A),2-3.4-5 (R. 5a)
Jo 14,6-14

3ª Semana da Páscoa Ano A

Quarta-Feira

Primeira Leitura: 1Cor 15,1-8

1 Irmãos, chamo a vossa atenção para o Evangelho que vos anunciei, que recebestes, e no qual estais firmes. 2 Por ele também sereis salvos, se o guardardes como o anunciei a vós. Doutro modo, crestes inutilmente. 3 Eu vos transmiti principalmente o que eu mesmo recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras; 4 que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras; 5 que apareceu a Cefas, depois aos Doze. 6 Em seguida apareceu, de uma só vez, a mais de quinhentos irmãos, dos quais a maior parte vive ainda hoje, embora alguns tenham morrido. 7 Depois apareceu a Tiago, depois a todos os apóstolos. 8 E por último apareceu também a mim como a um filho abortivo.
Salmo: Sl 18(19A),2-3.4-5 (R. 5a)

R. Seu som ressoa e se espalha em toda terra.
2 Cantam os céus a glória do Senhor, o firmamento, a obra de seus dedos. 3 Proclama um dia ao outro a sua nova, sopra uma noite à outra o seu segredo.

4 Não por meio de frases ou palavras, nem por vozes que possam ser ouvidas; 5 mas soa em toda a terra o que proclamam, chega aos confins do mundo o que eles dizem! Deus pôs no mar a tenda para o sol.
Evangelho: Jo 14,6-14

Naquele tempo,  6 Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim; 7 se conhecêsseis a mim, conheceríeis também a meu Pai. Desde já o conheceis e o tendes visto”. 8 Filipe disse: “Senhor, mostra-nos o Pai é isto nos basta!”. 9 Jesus respondeu: “Filipe, há tanto tempo que convivo convosco e ainda não me conheces? Quem me vê, vê também o Pai. Como podes dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? 10 Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não vêm de mim. Quem realiza estas obras é o Pai, que permanece em mim. 11 Crede-me: eu estou no Pai e o Pai em mim. Senão, crede ao menos em razão das obras. 12 Eu vos afirmo e esta é a verdade: quem crê em mim fará as obras que eu faço. E fará até maiores, porque vou ao Pai, 13 e o que pedirdes ao Pai em meu nome eu farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se me pedirdes algo em meu nome, eu o farei.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta (Jo14,8).

Jo 14,6-14 é o Evangelho que convém a esta festa dos apóstolos São Filipe e São Tiago.

O Evangelho de São João se refere a São Felipe em 1,43.44.45.46.48; 6,5.7; 12,21.22; 14,8.9. No livro dos Atos dos Apóstolos também é uma figura importante no capítulo 8, versículos 5.6.12.13.26.29.30.31.34.35.37.38.39.40. Seu nome está no Novo Testamento 25 vezes. Jesus lhe dá muita atenção e lhe confia tarefas.
Aqui Filipe toma a iniciativa de perguntar: “Senhor, mostra-nos o Pai”.
Não gostaríamos de perguntar o mesmo a Jesus? Parece que Filipe queria “ver” uma imagem física do Pai.
Como “mostrar” o Pai, se Deus não tem uma figura visível? Jesus diz que é Ele mesmo esta figura visível do Pai invisível. Como assim?
Não na fisionomia física de Jesus, mas em sua santidade, em seu ser, em seu viver, em seu proceder, em suas ações e em seus milagres. Tudo isto o Pai realiza em Jesus. Filipe já devia ter entendido isto; ele já tinha visto em Jesus a santidade de Deus.
Somente mais tarde esta questão será formulada de outro modo, num escrito de São Paulo, Cl 1,15:

Ele [o Filho de Deus] é a imagem do Deus invisível”. Mas aqui São Paulo entende o Jesus ressuscitado, semelhante ao Pai em Ser e Agir, com Vida Divina eterna e com Poder sobre a Morte.
São Tiago Menor era um “irmão de Jesus”. Não se sabe qual era o grau deste parentesco com Jesus. Mas não era filho de Maria Mãe de Jesus, nem de São José, pois Mc 15,40 diz que este Tiago Menor era filho de outra Maria, mãe também de outro José e de Salomé. São Tiago Menor foi importante na Igreja nascente, porque na ausência de São Pedro era o líder em Jerusalém. Isto pode ser conferido em At 15,13 e 21,18. Notar que São Tiago Maior era o irmão de São João Evangelista, do qual o Evangelho de hoje não trata.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário