terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Liturgia do dia 02/01/2018


Leituras
1Jo 2,22-28
Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R/. 3a)
Jo 1,19-28

Ss. Basílio Magno e Gregório Nazianzeno

Terça-Feira

Primeira Leitura: 1Jo 2,22-28

Irmãos: 22 Quem é o mentiroso, senão o que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo! Ele nega o Pai e o Filho. 23 Todo aquele que nega o Filho também não possui o Pai. Quem faz profissão de fé no Filho também possui o Pai. 24 Mas fazei que permaneça em vós aquilo que ouvistes desde o começo. Se aquilo que ouvistes desde o começo permanecer em vós, vós também permanecereis no Filho e no Pai. 25 Ora, esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26 Eu vos escrevo isto por causa dos que procuram vos enganar. 27A unção que recebestes dele permanece em vós, e não precisais que alguém vos instrua. Mas como a sua unção vos ensina a respeito de tudo, e ela é veraz e não mentirosa, permanecei nele, como ele vos ensinou. Os filhos de Deus. 28 E agora, filhinhos, ficai unidos a ele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos plena confiança, e não a vergonha de nos encontrarmos longe dele na sua vinda.
Salmo: Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R/. 3a)
R. Os extremos da terra contemplaram nosso Deus a salvar-nos. 

1 Entoai ao Senhor cântico novo, que ele fez maravilhas! Sua mão poderosa e braço santo valeram-lhe a vitória.

2 Revelou o Senhor o seu auxílio, sua justiça aos povos.3ab De seu fiel amor ele lembrou-se, em favor de Israel.

3cd Os extremos da terra contemplaram nosso Deus a salvar-nos. Aclamai o Senhor, ó terra inteira, com cânticos e música!
Evangelho: Jo 1,19-28

19 E este é o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas, para lhe perguntarem: “Quem és tu?”. 20 Ele declarou sem restrições, mas claramente: “Eu não sou o Cristo”. 21Então perguntaram: “Nesse caso quem és? Elias?”. Respondeu: “Não sou”. “És o profeta?”. De novo ele respondeu: “Não!”. 22 Perguntaram-lhe: “Quem és afinal, pois precisamos dar uma resposta aos que nos enviaram? Que dizes sobre ti mesmo?”. 23 Ele respondeu: “Sou uma voz que clama no deserto: endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías”. 24 Entre os enviados, encontravam-se também alguns fariseus, 25que lhe perguntaram: “Por que então batizas, não sendo nem o Cristo, nem Elias, nem o Profeta?”. 26 João respondeu: “Eu batizo com água. Mas entre vós está quem não conheceis. 27 Ele vem depois de mim e nem sequer sou digno de lhe desamarrar a correia da sandália”. 28 Isto aconteceu em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João batizava.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’”. (Jo 1,23abc).
A Liturgia da Palavra nos conduz aos poucos para a solenidade da Epifania.
Os textos bíblicos que consideraremos nos próximos dias nos levarão aos tempos em que o Povo Eleito retornava do cativeiro da Babilônia. Isaías será lido várias vezes, porque profetizou o retorno do Povo Eleito a Jerusalém, a reconstrução da cidade e a restauração da nação judaica.
Os judeus dispersos pela Babilônia e por outras terras voltarão, numerosos, enriquecidos e fervorosos. Isaías dirá:
Será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir;
virão todos os de Sabá trazendo ouro e incenso e proclamando a Glória do Senhor. (Is 60,6). Para que estes judeus viessem de volta era preciso que as estradas estivessem em condições de recebê-los. Então o profeta manda fazer isto:
“Preparai o caminho do Senhor; endireitai no deserto a passagem para o nosso Deus”. (Is 40,3).
Para os judeus do tempo do retorno do Exílio era clara esta profecia: tratava-se do retorno também do Deus de Israel para seu templo em Jerusalém. A preparação dos caminhos era ao mesmo tempo a preparação dos corações dos ex-escravos, para uma fase religiosa nova, maravilhosa, com a reconstrução do Templo.
Porém para nós, o texto de São João, que traz do passado a exigência de uma preparação para um tempo religioso novo, fala-nos da vinda do Filho de Deus à terra.
Para a vinda do Filho de Deus tudo deve estar preparado.
João Batista recebeu a missão de anunciar esta vinda, e ao mesmo tempo fazer com que o Povo Eleito estivesse limpo em seu coração para acolher o Reino de Deus: ele pregou um Batismo de conversão nas águas do Jordão.
Todos estes pensamentos nos levam a considerar a próxima solenidade da Epifania.
Iremos, com os Magos, encontrar Jesus, levando em nossos corações ouro, incenso e mirra, agradecidos pela sua vinda ao mundo dos homens, e pela Salvação que Ele nos promete.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário