terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Liturgia do dia 03/01/2018



Leituras
1Jo 2, 29-3,6
Sl 97(98),1.3cd-4.5-6 (R/. 3a)
Jo 1,29-34.

Tempo do Natal antes da Epifania

Quarta-Feira

Primeira Leitura: 1Jo 2, 29-3,6

Irmãos: 29 Se sabeis que ele é justo, reconhecei que todo aquele que pratica a justiça é seu filho. 3,1 Vede como é grande o amor que o Pai nos dedicou, concedendo-nos ser chamados filhos de Deus. E nós o somos! Se o mundo não nos conhece é porque não o tem conhecido. Caríssimos, desde agora já somos filhos de Deus, embora ainda não seja manifesto o que viremos a ser. Sabemos que, quando Cristo aparecer, seremos semelhantes a ele, porque o veremos como ele é. Todo aquele que coloca esta esperança nele se torna puro, como ele é puro. 4 Todo aquele que comete pecado é um iníquo, porque o pecado é a iniquidade. 5 Vós sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados e que nele não há pecado. 6 Todo aquele que permanece nele não peca. Todo aquele que peca não o viu nem o conheceu.
Salmo: Sl 97(98),1.3cd-4.5-6 (R/. 3a)
R. Os extremos da terra contemplaram nosso Deus a salvar-nos.
1 Entoai ao Senhor cântico novo, que ele fez maravilhas! Sua mão poderosa e braço santo valeram-lhe a vitória.

3cd Os extremos da terra contemplaram nosso Deus a salvar-nos. 4 Aclamai o Senhor, ó terra inteira, com cânticos e música!

Celebrai o Senhor em vossas harpas e nos vossos saltérios. 6 Ante o Senhor e Rei, rejubilai-vos com tubas e trombetas.
Evangelho: Jo 1,29-34

29 No dia seguinte, vendo Jesus que vinha a seu encontro, exclamou: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 30 Este é aquele de quem eu afirmei: Depois de mim vem um homem que me precedeu, porque existia antes de mim. 31 Eu mesmo não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim batizar com água”. 32 João declarou ainda: “Vi o Espírito descer do céu, como uma pomba, e pousar sobre ele. 33 Eu mesmo não o conhecia. Mas quem me enviou para batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, este é que batiza com o Espírito Santo’. 34Ora, eu vi isto, portanto dou testemunho de que ele é o Filho de Deus”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Eu vi e dou testemunho: este é o Filho de Deus” (Jo 1,34). 
Esta passagem do Evangelho de São João nos mostra São João Batista diante de Jesus. sobre Ele São João Batista diz: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.
Esta foi a primeira afirmação de São João Batista sobre Jesus.
E disse mais: foi por causa da vinda do Cordeiro de Deus que São João Batista batizava com água, isto é, purificava o Povo Eleito. É que na pessoa de Jesus o Reino de Deus chegava, e com Ele o juízo divino para estabelecer a justiça sobre toda a terra.
Ora, a justiça sobre a terra somente seria possível quando alguém tirasse o pecado do mundo. E este alguém era Jesus. Embora São João Batista não tenha usado mais palavras para descrever como Jesus ia tirar o pecado do mundo com Sua Morte e Ressurreição, deixou claro que Jesus podia fazer esta reconciliação do Povo Eleito pecador com Seu Deus porque Jesus era o Filho de Deus.
É assim que este Evangelho termina com estas palavras de São João Batista:
“Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus”.(Jo 1,34).
Ora, São João Batista vira o céu aberto e o Espírito Santo em forma de pomba descer sobre Jesus, enquanto Deus dizia: “Tu és o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mc 1,11).
Nossa contemplação neste dia deve ser sobre o Filho amado pelo Pai, Jesus recém-nascido que se revelará às nações no dia da Epifania.
Preparemo-nos para esta solenidade, como os Magos, do distante Oriente, prepararam-se para ir a Seu encontro, para adorá-Lo, oferecendo-Lhe ouro e incenso. Iremos ao encontro de Jesus para recebermos a revelação de sua divindade, a nós, que amanhã estaremos no lugar dos Reis Magos. Nossos corações estejam cheios de incenso para adorá-Lo, e ouro para declará-Lo nosso rei.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário