segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Liturgia do dia 08/01/2018



Leituras
Is 42,1-4.6-7 ou At 10,34-38
Sl 28(29),1a. 2.3ac-4. 3b.9b-10(R/. 11b)
Mc 1,7-11 (Batismo de Jesus)

Batismo do Senhor, festa

Segunda-Feira

Primeira Leitura: Is 42,1-4.6-7

Assim fala o Senhor: 1 Eis meu Servo que sustenho, meu eleito, preferido de minha alma. Pus sobre ele meu espírito. Ele levará o direito às nações. 2 Ele não gritará nem elevará o tom, nem fará ouvir sua voz nas ruas. 3Ele não quebrará o caniço rachado nem apagará a chama vacilante. Ele proclamará com firmeza o direito, sem cansar-se nem desfalecer, até implantar a justiça na terra, pois as ilhas esperam o seu ensino.6 “Eu, Javé, chamei-te na justiça, tomei-te pela mão, formei-te e te destinei a ser a aliança do povo e a luz das nações, 7para abrir os olhos dos cegos, para fazer sair os cativos da prisão, e da masmorra os que habitam nas trevas.
Salmo: Sl 28(29),1a. 2.3ac-4. 3b.9b-10(R/. 11b)
R. Que o Senhor abençoe o seu povo com a sua paz!
1 Tributai ao Senhor, filhos de Deus, tributai ao Senhor louvor e glória!

Dai ao Senhor a glória do seu nome, adorai o Senhor em vestes sacras!

3ac Escuta a voz de Deus por sobre as águas está o Senhor por sobre as grandes águas. 4 Escuta: o Senhor vem com seu poder; escuta: o Senhor vem com seu fulgor;

3b Eis que troveja o Deus de majestade,

9b Já despoja o Senhor toda a floresta, e no seu templo todos dizem: “Glória!”. 10 Eis que o Senhor sentou-se sobre as águas, sentou-se para sempre, como rei.
Evangelho: Mc 1,7-11 (Batismo de Jesus)

Naquele tempo 7 O que João Batista ele proclamava era isto: “Depois de mim, virá aquele que é mais forte do que eu. E eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar as suas sandálias. 8 Eu vos tinha batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo”. 9 Por aqueles dias, Jesus foi de Nazaré da Galileia para o Jordão e ali foi batizado por João. 10 Quando saiu da água, viu os céus abrirem-se, e o Espírito descer sobre ele, como uma pomba. 11 E do céu veio uma voz: “Tu és Meu Filho bem-amado! Em ti encontro toda a minha satisfação”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
... ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre Ele (Mc 1,10).
Quando pensamos no Batismo de Jesus temos a tendência de imaginar que foi um Batismo como o nosso. O nosso, nos libertou do pecado original. Ora, Jesus, não tinha pecado original. Portanto seu Batismo teve outro sentido.
Qual sentido seria esse?
Notemos bem: por duas vezes este Evangelho menciona o Espírito Santo.
A primeira vez é João Batista quem o diz, anunciando o Batismo que Jesus nos dará, pelo qual nós recebemos o Espírito Santo.
A segunda vez é quando o próprio Espírito Santo desce sobre Jesus na figura de uma pomba. Mas ao mesmo tempo do céu vem uma voz, que entendemos como a de Deus Pai, que declara como Jesus é o Filho bem amado.
Interessa-nos, neste Evangelho, entender por qual motivo o evangelista nos traz estas palavras de Deus Pai.
Sabemos que o Evangelho de S. Marcos reproduziu, dentro do possível, a pregação que S. Pedro fazia em sua evangelização pelo mundo. Disto podemos supor que S. Pedro soube que do céu veio a voz de Deus sobre Jesus. Ele teria estado presente ao Batismo de Jesus? Não o sabemos. Mas provavelmente estava presente seu irmão, Andre, porque era discípulo de João Batista. Seria deste modo que a fala de Deus Pai sobre Jesus em seu Batismo chegou até nós.
Qual era a intenção de Deus Pai ao fazer esta declaração sobre Seu Filho?
Era precisamente para que as pessoas soubessem que Jesus era o Filho de Deus. Mas as pessoas não entenderam isto na hora do Batismo de Jesus. Somente muito mais tarde, depois de sua Ressurreição é que entenderam que na Santíssima Trindade há três pessoas, das quais o Filho é a Segunda.
Ora, esta era uma informação de primeira grandeza sobre Jesus, na pregação de S. Pedro. Mais tarde a Igreja toda chegou a entender, deste modo, como em Deus há Três Pessoas, e que a Segunda foi a que se encarnou em Jesus, e como por sua Paixão e Morte fomos salvos do pecado.
Sobre a descida do Espírito Santo sobre Jesus fica clara a mensagem que São Marcos quer nos transmitir: Jesus é ungido pelo Espírito Santo como Messias de Israel. Ele é o filho de Davi, o prometido pelos profetas do passado. Assim os discípulos de João Batista sabem a quem devem seguir daquele momento em diante: João mesmo diz que era Jesus quem deveria vir depois dele. E disse mais: este Jesus era aquele que ia batizar todos com o Espírito Santo.
O que significa que Jesus ia batizar todos com o Espírito Santo?
Era a primeira mensagem profética sobre o efeito do Batismo dado a todo homem que crê: o perdão do Pecado Original, pelo qual a humanidade se rebelara contra Deus. É pelo Batismo em nome de Jesus que a amizade da humanidade com Deus se restabelece. A todas as pessoas torna-se possível o acesso a Deus e o cumprimento do primeiro mandamento com a maior perfeição possível. Ora, isto é mais do que simples amizade e sim união afetiva, amorosa com Deus, dada a todos os que creem em Jesus e em seu Evangelho.
O Batismo de Jesus, portanto, diz respeito a Ele, em primeiro lugar, e a nós, em segundo lugar. Sem o Batismo do Espírito Santo dado por Jesus não seríamos amados por Deus Pai à semelhança do amor que Ele tem por Seu Filho Jesus.
É o bem maior que Deus nos dá assim que nascemos. É o bem que nos garante a Salvação eterna

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário