Leituras
Is 7,10-14
Sl 23 (24), 1-2. 3-4ab. 5-6 (R. 7c.10b)
Lc 1,26-38
Is 7,10-14
Sl 23 (24), 1-2. 3-4ab. 5-6 (R. 7c.10b)
Lc 1,26-38
3ª Semana do Advento
Quarta-Feira
Primeira Leitura: Is 7,10-14
Naqueles dias:10 De novo Javé falou a Acás:11 “Pede para ti a Javé, teu Deus, um sinal, quer na profundeza do Xeol, quer no alto do céu”. 12 Acás respondeu: “Não pedirei nem tentarei a Javé”. 13 Então, disse: “Ouvi, pois, Casa de Davi: não vos basta molestar os homens, senão que também ousais molestar a meu Deus? 14 Por isso o próprio Javé vos dará um sinal: Eis que a jovem mulher está grávida e dará à luz um filho, ao qual ela chamará de Emanuel.
Salmo: Sl 23 (24), 1-2. 3-4ab. 5-6 (R. 7c.10b)
R. O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!
1 É do Senhor a terra e o que a reveste, o mundo inteiro e todos os que o habitam. 2 Foi ele quem firmou-a sobre os mares quem a consolidou por sobre as águas.
3 “Quem subirá ao monte do Senhor, quem entrará no seu lugar sagrado?” 4ab O homem de mãos limpas e alma pura, que não tem no pecado o pensamento.
5 Este terá a bênção do Senhor e a justiça de Deus, seu Salvador. 6 “Assim é a geração dos que o procuram, e do Deus de Jacó buscam a face!
Evangelho: Lc 1,26-38
26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi mandado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava e lhe disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. 29 Ela se perturbou com estas palavras e perguntava de si para si o significado desta saudação. 30 Mas o anjo continuou: “Não tenhas medo, Maria! achaste graça diante de Deus. 31Conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor lhe dará o trono de Davi, seu pai. 33Ele reinará eternamente sobre a casa de Jacó e seu reino não terá fim”. 34 Então, Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso? Pois sou virgem”. 35 O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te envolverá em sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será santo e será chamado Filho de Deus. 36 Vê: também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. E ela, que era chamada estéril, já está no sexto mês; 37 porque a Deus nada é impossível”. 38 Maria disse então: “Eis aqui a serva do Senhor. Seja-me feito segundo a tua palavra”. E o anjo a deixou.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
31. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus.
32. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo,
E o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.
33. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim. (Lc 1,31-33).
A Liturgia da Palavra continua nos apresentando Jesus por meio do Evangelho, que hoje é o de Lucas. Esta passagem de Lucas narra a anunciação do Anjo Gabriel a Nossa Senhora sobre a Encarnação do Filho de Deus.
Nesta apresentação do Filho de Deus em Lucas 1,26-38, precisamos estar atentos aos pontos mais importantes: -v. 31: o Anjo diz a Maria que ela deve dar ao menino o nome de ‘Jesus’. Sabemos que ‘Jesus’ significa ‘Salvador’. No entanto a missão salvadora futura de Jesus não é explicada aqui neste Evangelho. Só mais tarde é que isto ficará claro.
- v. 32a: o Anjo diz a Maria que seu Filho ‘será grande’. E, novamente aqui, o Anjo não explica imediatamente o que significa ‘grande’. Este adjetivo era usado naquele tempo para qualificar personagens muito importantes de uma ou várias nações, como um imperador. Porém, o que se segue orienta em que sentido ‘ser grande’ se aplica a Jesus. Veremos logo que esta grandeza se refere à realeza, dita aqui no v. 32c.
- v. 32b: o Anjo continua dizendo a Maria que seu Filho será chamado ‘Filho do Altíssimo’. O que Maria sabia sobre o ‘Altíssimo’? Ela sabia o que as Escrituras falavam sobre o ‘Altíssimo’. Pela primeira vez Deus é chamado de ‘Altíssimo’ adorado pelo rei Melquisedeque, que, por sua vez, diz que este é o Deus de Abraão: ... abençoou-o e disse: ‘Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, criador do céu e da terra!’ (Gn 14,19). Ora, dizendo isto, o Anjo disse a Maria que Jesus seria Filho de Deus criador do céu e da terra, ou seja, o Deus único adorado pelo Povo Eleito. Além disto, Abraão ficou aqui mencionado como parte da genealogia de Jesus, que será um judeu como todos os judeus do Povo Eleito.- v. 32c:O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. O que Maria entenderia por ‘trono de seu pai Davi’? Entenderia o que qualquer judeu sabia sobre o rei Davi e seu reinado por decisão divina: ele fora ungido por Samuel com óleo santo (1Sm 16,13), consagrado assim a Deus para reinar conforme a Sua vontade, uma vez que Saul desobedeceu a Deus e por Ele foi rejeitado (1Sm 15,26). Por decisão divina Davi foi ‘grande’. Então, entenderá Maria, ser ‘grande’, dito de seu Filho, significará sua realeza como a de Davi. Agora entendemos melhor o versículo 32a.
Até aqui Maria entendeu como seria seu Filho, porque tinha instrução religiosa dada pelas Escrituras.
Mas o Anjo lhe disse duas coisas completamente novas:
Naqueles dias:10 De novo Javé falou a Acás:11 “Pede para ti a Javé, teu Deus, um sinal, quer na profundeza do Xeol, quer no alto do céu”. 12 Acás respondeu: “Não pedirei nem tentarei a Javé”. 13 Então, disse: “Ouvi, pois, Casa de Davi: não vos basta molestar os homens, senão que também ousais molestar a meu Deus? 14 Por isso o próprio Javé vos dará um sinal: Eis que a jovem mulher está grávida e dará à luz um filho, ao qual ela chamará de Emanuel.
Salmo: Sl 23 (24), 1-2. 3-4ab. 5-6 (R. 7c.10b)
R. O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!
1 É do Senhor a terra e o que a reveste, o mundo inteiro e todos os que o habitam. 2 Foi ele quem firmou-a sobre os mares quem a consolidou por sobre as águas.
3 “Quem subirá ao monte do Senhor, quem entrará no seu lugar sagrado?” 4ab O homem de mãos limpas e alma pura, que não tem no pecado o pensamento.
5 Este terá a bênção do Senhor e a justiça de Deus, seu Salvador. 6 “Assim é a geração dos que o procuram, e do Deus de Jacó buscam a face!
Evangelho: Lc 1,26-38
26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi mandado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava e lhe disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. 29 Ela se perturbou com estas palavras e perguntava de si para si o significado desta saudação. 30 Mas o anjo continuou: “Não tenhas medo, Maria! achaste graça diante de Deus. 31Conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor lhe dará o trono de Davi, seu pai. 33Ele reinará eternamente sobre a casa de Jacó e seu reino não terá fim”. 34 Então, Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso? Pois sou virgem”. 35 O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te envolverá em sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será santo e será chamado Filho de Deus. 36 Vê: também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. E ela, que era chamada estéril, já está no sexto mês; 37 porque a Deus nada é impossível”. 38 Maria disse então: “Eis aqui a serva do Senhor. Seja-me feito segundo a tua palavra”. E o anjo a deixou.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2017 - Ano A - São Mateus, Brasília, Edições CNBB, 2016.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
31. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus.
32. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo,
E o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.
33. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim. (Lc 1,31-33).
A Liturgia da Palavra continua nos apresentando Jesus por meio do Evangelho, que hoje é o de Lucas. Esta passagem de Lucas narra a anunciação do Anjo Gabriel a Nossa Senhora sobre a Encarnação do Filho de Deus.
Nesta apresentação do Filho de Deus em Lucas 1,26-38, precisamos estar atentos aos pontos mais importantes: -v. 31: o Anjo diz a Maria que ela deve dar ao menino o nome de ‘Jesus’. Sabemos que ‘Jesus’ significa ‘Salvador’. No entanto a missão salvadora futura de Jesus não é explicada aqui neste Evangelho. Só mais tarde é que isto ficará claro.
- v. 32a: o Anjo diz a Maria que seu Filho ‘será grande’. E, novamente aqui, o Anjo não explica imediatamente o que significa ‘grande’. Este adjetivo era usado naquele tempo para qualificar personagens muito importantes de uma ou várias nações, como um imperador. Porém, o que se segue orienta em que sentido ‘ser grande’ se aplica a Jesus. Veremos logo que esta grandeza se refere à realeza, dita aqui no v. 32c.
- v. 32b: o Anjo continua dizendo a Maria que seu Filho será chamado ‘Filho do Altíssimo’. O que Maria sabia sobre o ‘Altíssimo’? Ela sabia o que as Escrituras falavam sobre o ‘Altíssimo’. Pela primeira vez Deus é chamado de ‘Altíssimo’ adorado pelo rei Melquisedeque, que, por sua vez, diz que este é o Deus de Abraão: ... abençoou-o e disse: ‘Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, criador do céu e da terra!’ (Gn 14,19). Ora, dizendo isto, o Anjo disse a Maria que Jesus seria Filho de Deus criador do céu e da terra, ou seja, o Deus único adorado pelo Povo Eleito. Além disto, Abraão ficou aqui mencionado como parte da genealogia de Jesus, que será um judeu como todos os judeus do Povo Eleito.- v. 32c:O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. O que Maria entenderia por ‘trono de seu pai Davi’? Entenderia o que qualquer judeu sabia sobre o rei Davi e seu reinado por decisão divina: ele fora ungido por Samuel com óleo santo (1Sm 16,13), consagrado assim a Deus para reinar conforme a Sua vontade, uma vez que Saul desobedeceu a Deus e por Ele foi rejeitado (1Sm 15,26). Por decisão divina Davi foi ‘grande’. Então, entenderá Maria, ser ‘grande’, dito de seu Filho, significará sua realeza como a de Davi. Agora entendemos melhor o versículo 32a.
Até aqui Maria entendeu como seria seu Filho, porque tinha instrução religiosa dada pelas Escrituras.
Mas o Anjo lhe disse duas coisas completamente novas:
33a. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. Maria sabia que Deus prometera a Davi e a sua descendência o reino sobre o Povo Eleito, as doze tribos de Jacó-Israel. Portanto o Filho de Maria seria herdeiro deste reino de Davi sobre os filhos de Jacó-Israel.
Mas como Maria podia ser a mãe de um Rei de Israel se ela mesma não era rainha? Vendo-se elevada a este nível, dirá, mais tarde, em sua humildade, a Isabel, que Deus a elevou, de sua humilde condição, a ser a mãe do Rei de Israel. Ao ouvir isto, ali, diante do Anjo Gabriel, Maria terá levado um susto, mas logo se recompôs para aceitar a vontade de Deus, dizendo ‘sim’ em seguida (Lucas 1,38).
33b. ... e o seu reino não terá fim. Podemos supor imediatamente que Maria terá entendido este ‘não fim’ enquanto reino durável pelos séculos dos séculos na terra. Como ela poderia imaginar que este ‘não fim’ aconteceria depois que Ele ressuscitasse, e, livre da morte jamais morreria, reinando, assim eternamente? Hoje podemos pensar assim sobre o Reino de Jesus, porque sabemos que Ele ressuscitou e está na Vida Eterna. Mas Maria somente entenderia esta disposição de Deus sobre o reino de Seu Filho de maneira limitada. Ora, o Evangelho não foi escrito para Maria em primeiro lugar, e sim para nós. Portanto nós, hoje em dia entendemos o Reino Eterno do Cristo Ressuscitado.
Em outras palavras: sobre aquela criança que ainda estava para nascer, o Anjo profetizou a Ressurreição e o Reino Eterno de Jesus.
Nesta apresentação de Jesus pelo Anjo a Maria, somente precisamos entender o que significaria ‘Santo, Filho de Deus’, como está escrito em Lucas 1,35e: “Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus”.
Imaginemos o que Maria terá entendido por ‘Santo’.
Também aqui esta palavra ecoava, na mente de Maria, a santidade de Deus e dos seus servos, homens santos escolhidos por Ele para missões especiais.
Deus se apresentou como ‘Santo’ ao seu Povo, exigindo dele também santidade: Lv 11,44: ... eu sou o Senhor, vosso Deus; portanto, vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou Santo.
É verdade que também o Povo Eleito é chamado por Deus de ‘santo’, como em Dt 7,6. Mas não é sobre o Povo Eleito que o Anjo Gabriel está falando a Maria, mas sim sobre Deus e Seu Filho Jesus.
Ora, Maria pôde entender que tipo de santidade seu Filho teria quando o Anjo lhe disse que seria chamado ‘Filho de Deus’.
O que Maria entenderia por ‘Filho de Deus’? Naquele momento por sua mente passaria a lembrança dos títulos reais que incluíam este.
De fato, quando um rei era coroado, eram cantados salmos dizendo que ele era ‘filho de Deus’. Em outros povos os reis eram considerados filhos dos deuses. O rei de Israel também recebia este título, como diz o Sl 2,7: O Senhor me disse: Tu és meu Filho; Eu hoje Te gerei. Mas o rei de Israel continuaria apenas um ser humano, não um deus.
Certamente Maria não entenderia sobre Jesus, Filho de Deus, o mesmo que entendemos nós hoje. Hoje sabemos o que ‘Filho de Deus’ significa propriamente, porque sabemos que Ele ressuscitou, coisa que Maria não poderia imaginar naquele momento. E, Ressuscitado, Jesus tem a divindade que somente Deus tem. Ele, enfim, pode ser chamado ‘Filho de Deus’ porque como Deus Pai é Deus.
É a este ponto que a Liturgia da Palavra nos conduziu: o Filho de Maria é o eterno Ressuscitado Filho de Deus.
Termina aqui esta apresentação de Jesus que começou com a Liturgia da Palavra sobre sua genealogia no dia 17 passado.
Olhando o Menino Jesus em sua manjedoura, vamos adorá-Lo, porque Ele é:
- Jesus, o Salvador, cujo nome foi escolhido por Deus Pai(Lc 1,31c).
- o Grande, como os reis e imperadores que Maria conhecia do passado (Lc 1,32a).
- o Filho do Altíssimo (Lc 1,32a). Altíssimo era Deus, com poder sobre o céu e a terra. Maria terá entendido este título provavelmente como uma honraria que poria seu Filho logo abaixo de Deus. No entanto ela precisaria muito tempo para meditar em seu coração sobre toda esta grandeza que Deus dava a Seu Filho Encarnado naquele dia.
- o Santo (Lc 1,35e), como somente Deus é Santo, dito em Lv 11,44, texto que Maria ouvia muitas vezes nos sábados, na sinagoga de Nazaré.
- o Filho de Deus como todo rei de Israel, ungido como Messias. Mas ‘Filho de Deus’ para Maria terá significado muito mais, porque antes Jesus fora chamado pelo Anjo de ‘Filho do Altíssimo’, título em que a própria divindade de Deus é evocada. Como Maria não sabia ainda que Jesus um dia ressuscitaria, não entreviu a Divindade Nele como podemos saber hoje.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Mas como Maria podia ser a mãe de um Rei de Israel se ela mesma não era rainha? Vendo-se elevada a este nível, dirá, mais tarde, em sua humildade, a Isabel, que Deus a elevou, de sua humilde condição, a ser a mãe do Rei de Israel. Ao ouvir isto, ali, diante do Anjo Gabriel, Maria terá levado um susto, mas logo se recompôs para aceitar a vontade de Deus, dizendo ‘sim’ em seguida (Lucas 1,38).
33b. ... e o seu reino não terá fim. Podemos supor imediatamente que Maria terá entendido este ‘não fim’ enquanto reino durável pelos séculos dos séculos na terra. Como ela poderia imaginar que este ‘não fim’ aconteceria depois que Ele ressuscitasse, e, livre da morte jamais morreria, reinando, assim eternamente? Hoje podemos pensar assim sobre o Reino de Jesus, porque sabemos que Ele ressuscitou e está na Vida Eterna. Mas Maria somente entenderia esta disposição de Deus sobre o reino de Seu Filho de maneira limitada. Ora, o Evangelho não foi escrito para Maria em primeiro lugar, e sim para nós. Portanto nós, hoje em dia entendemos o Reino Eterno do Cristo Ressuscitado.
Em outras palavras: sobre aquela criança que ainda estava para nascer, o Anjo profetizou a Ressurreição e o Reino Eterno de Jesus.
Nesta apresentação de Jesus pelo Anjo a Maria, somente precisamos entender o que significaria ‘Santo, Filho de Deus’, como está escrito em Lucas 1,35e: “Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus”.
Imaginemos o que Maria terá entendido por ‘Santo’.
Também aqui esta palavra ecoava, na mente de Maria, a santidade de Deus e dos seus servos, homens santos escolhidos por Ele para missões especiais.
Deus se apresentou como ‘Santo’ ao seu Povo, exigindo dele também santidade: Lv 11,44: ... eu sou o Senhor, vosso Deus; portanto, vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou Santo.
É verdade que também o Povo Eleito é chamado por Deus de ‘santo’, como em Dt 7,6. Mas não é sobre o Povo Eleito que o Anjo Gabriel está falando a Maria, mas sim sobre Deus e Seu Filho Jesus.
Ora, Maria pôde entender que tipo de santidade seu Filho teria quando o Anjo lhe disse que seria chamado ‘Filho de Deus’.
O que Maria entenderia por ‘Filho de Deus’? Naquele momento por sua mente passaria a lembrança dos títulos reais que incluíam este.
De fato, quando um rei era coroado, eram cantados salmos dizendo que ele era ‘filho de Deus’. Em outros povos os reis eram considerados filhos dos deuses. O rei de Israel também recebia este título, como diz o Sl 2,7: O Senhor me disse: Tu és meu Filho; Eu hoje Te gerei. Mas o rei de Israel continuaria apenas um ser humano, não um deus.
Certamente Maria não entenderia sobre Jesus, Filho de Deus, o mesmo que entendemos nós hoje. Hoje sabemos o que ‘Filho de Deus’ significa propriamente, porque sabemos que Ele ressuscitou, coisa que Maria não poderia imaginar naquele momento. E, Ressuscitado, Jesus tem a divindade que somente Deus tem. Ele, enfim, pode ser chamado ‘Filho de Deus’ porque como Deus Pai é Deus.
É a este ponto que a Liturgia da Palavra nos conduziu: o Filho de Maria é o eterno Ressuscitado Filho de Deus.
Termina aqui esta apresentação de Jesus que começou com a Liturgia da Palavra sobre sua genealogia no dia 17 passado.
Olhando o Menino Jesus em sua manjedoura, vamos adorá-Lo, porque Ele é:
- Jesus, o Salvador, cujo nome foi escolhido por Deus Pai(Lc 1,31c).
- o Grande, como os reis e imperadores que Maria conhecia do passado (Lc 1,32a).
- o Filho do Altíssimo (Lc 1,32a). Altíssimo era Deus, com poder sobre o céu e a terra. Maria terá entendido este título provavelmente como uma honraria que poria seu Filho logo abaixo de Deus. No entanto ela precisaria muito tempo para meditar em seu coração sobre toda esta grandeza que Deus dava a Seu Filho Encarnado naquele dia.
- o Santo (Lc 1,35e), como somente Deus é Santo, dito em Lv 11,44, texto que Maria ouvia muitas vezes nos sábados, na sinagoga de Nazaré.
- o Filho de Deus como todo rei de Israel, ungido como Messias. Mas ‘Filho de Deus’ para Maria terá significado muito mais, porque antes Jesus fora chamado pelo Anjo de ‘Filho do Altíssimo’, título em que a própria divindade de Deus é evocada. Como Maria não sabia ainda que Jesus um dia ressuscitaria, não entreviu a Divindade Nele como podemos saber hoje.
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
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