sexta-feira, 2 de março de 2018

Liturgia do dia 19/02/2018


Liturgia do dia 19/02/2018


Leituras
Lv 19, 1-2.11-18
Sl 18(19),8.9.10.15 (R/. Jo 6, 63c)
Mt 25,31-46

1ª semana da Quaresma

Segunda-Feira

Primeira Leitura: Lv 19, 1-2.11-18

1 E Javé falou a Moisés, dizendo: 2”Fala a toda a comunidade de Israel: sede santos, porque eu sou santo, eu, Javé, vosso Deus.11 Não roubareis, não mentireis e não vos enganareis uns aos outros. 12 Não jurareis pelo meu Nome, mentindo: isto seria profanar o nome de vosso Deus. Eu sou Javé. 13 Não oprimireis vosso próximo e não o despojareis. O salário do mercenário não ficará convosco até o dia seguinte. 14 Não proferireis maldição contra um surdo e não poreis diante de um cego algo que possa fazê-lo cair; respeitareis vosso Deus. Eu sou Javé.15 Não cometereis injustiça nos julgamentos: não tomarás o partido do pobre que não tiver razão e não serás complacente para com o poderoso; mas julgarás teu compatriota com justiça. 16 Não semearás a difamação no meio de teu povo. Não te apresentarás como testemunha contra o sangue de teu próximo. Eu sou Javé. 17 Não odiareis vosso irmão em vosso coração; mas repreendereis vosso próximo, a fim de que não carregueis um pecado por causa dele. 18 Não vos vingareis e não guardareis rancor contra os filhos de vosso povo. Amareis vosso próximo como a vós mesmos. Eu sou Javé.
Salmo: Sl 18(19),8.9.10.15 (R/. Jo 6, 63c)
R. Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!
8 Sim, a lei do Senhor é sem defeito, ela conforta a alma. Seguro é o testemunho do Senhor, torna sábios os simples.

9 As normas do Senhor são todas justas, ao coração alegram. É reto o mandamento do Senhor, clareia os nossos olhos.

10 O temor do Senhor é o que há de puro, para sempre nos firma. São os seus julgamentos verdadeiros, todos eles justiça.

15 Agradem-te as palavras dos meus lábios, voz do meu coração. Cheguem sempre, Senhor, diante de ti, Redentor e Rochedo!
Evangelho: Mt 25,31-46

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31Quando o Filho do homem vier gloriosamente, acompanhado por todos os seus anjos, sentará no seu trono glorioso. 32 Diante dele estarão reunidas todas as nações, e ele separará os homens uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33 Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à esquerda. 34 Então, o rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo. 35 Porque tive fome e me destes de comer. Tive sede e me destes de beber. Era um estrangeiro e me acolhestes. 36 Estava nu e me vestistes, doente e me visitastes, na prisão e me viestes ver’. 37 E lhe responderão os justos: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? 38 Estrangeiro e te recolhemos? Nu e te vestimos? 39 Doente ou na prisão e fomos te visitar?’ 40 O rei responderá: ‘Eu vos declaro esta verdade: cada vez que fizestes isso a um dos menores desses meus irmãos, a mim o fizestes’. 41 Em seguida, ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o Diabo e seus anjos! 42 Porque tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber. 43 Era um estrangeiro e não me acolhestes. Estava nu e não me vestistes, doente e na prisão e não viestes me visitar’. 44 Eles também perguntarão: ‘Senhor, quando é que te vimos com fome ou com sede, ou estrangeiro ou nu, ou doente ou na prisão, e não te prestamos assistência?’ 45 Ele responderá: ‘Eu vos declaro esta verdade: o que não fizestes a um desses pequeninos, não o fizestes a mim’. 46 Estes irão para o suplício eterno e os justos para a vida eterna”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B - São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.
Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Vinde benditos de Meu Pai! Recebei como herança o Reino que Meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!”. (Mt 25,34bcd).
Temos dificuldade em nos converter de nossos pecados e em fazer uma confissão no Tempo da Quaresma porque o medo de Deus pode nos dominar.
Ora, ninguém se converte de verdade por medo de Deus.
A conversão verdadeira é a que brota de nosso coração cheio de amor por Deus.
Se nosso coração não tem amor por Deus, antes de mais nada precisamos pedir-Lhe que nos mude do medo para a alegria da esperança no perdão. Devemos nos convencer de que antes que nos movamos por amor a Deus a Lhe pedir perdão, Ele mesmo nos antecedeu esperando nossa chegada, com todo amor que o pai do filho pródigo demonstrou por ele.
Perguntamos, então, por qual motivo Jesus fez o discurso tão ameaçador que São Mateus registou em seu Evangelho, em Mt 25,31-46?
A finalidade, motivada pela santidade, bondade e prudência divinas, é a de atingir os corações empedernidos, isto é, petrificados e obstinados no pecado. Se não houvesse gente assim neste mundo, Jesus teria omitido a parte ameaçadora de seu discurso. Ele é muito claro: nem todos se salvarão, mas muitos irão para o fogo eterno.
Isto quer dizer que quando chegar o Dia do Senhor, o fim do mundo, devemos saber que nem todos os convidados a aceitar Jesus Cristo o aceitaram.Haverá muita gente que rejeitou o Evangelho e que não se considera pecadora por isso.
A Graça de Deus, no entanto, não se imobiliza. Deus não se cansa de cuidar da humanidade que criou e que ama. Por isso um último aviso para a conversão nos é dado em Mt 25.
Consideremos nossa condição de pecadores e por amor a Deus nos convertamos.
Consideremos a condição de um grande número de pessoas que não quer a conversão, sem entender que assim irão para o castigo eterno.
Nossa caridade, neste Tempo de Quaresma, seja o convite à conversão dos pecadores que conhecemos, os que há anos estão afastados da Igreja. Esta é uma das grandes obras de misericórdia espirituais, que, cumpridas, nos aproximam do amor de Deus e nos torna felizes.

Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário