sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Liturgia do dia 06/01/2018


Leituras
1Jo 5,5-13
Sl 147(147B),12-13.14-15.19-20 (R/. 12a)
Mc 1,7-11

Tempo do Natal antes da Epifania

Sábado

Primeira Leitura: 1Jo 5,5-13

Irmãos: 5 Quem vence o mundo senão quem acredita que Jesus é o Filho de Deus? 6 Foi ele quem veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. Não só na água, mas na água e no sangue. E é o Espírito que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 7 Porque são três os que dão testemunho: 8 o Espírito, a água e o sangue: e os três são concordes. 9 Se aceitamos o testemunho dos homens, maior é o testemunho de Deus, que deu o testemunho de seu Filho. 10 Quem crê no Filho de Deus, tem nele mesmo o testemunho. Quem não crê em Deus, faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu de seu Filho. 11 E o testemunho consiste nisto: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12 Quem tem o Filho tem a vida, quem não tem o Filho de Deus também não tem a vida. 13 Eu escrevo isto a vós que acreditais no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna.
Salmo: Sl 147(147B),12-13.14-15.19-20 (R/. 12a)
R. Glorifica o Senhor, Jerusalém!
1 (12) Glorifica ao Senhor, Jerusalém, Sião, canta louvores ao teu Deus. 2 (13) Firmou de tuas portas os ferrolhos, abençoou teus filhos no teu seio.

3 (14) Ele garante a paz para o teu solo e com a flor do trigo te alimenta. 4 (15) Ele transmite à terra as suas ordens, logo corre veloz sua palavra.

8 (19) Revelou a Jacó sua palavra, suas leis e preceitos a Israel. 9 (20) Com nenhum outro povo agiu assim, a nenhum revelou os seus preceitos!
Evangelho: Mc 1,7-11
Naquele tempo 7 O que João proclamava era isto: “Depois de mim, virá aquele que é mais forte do que eu. E eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar as suas sandálias. Eu vos tinha batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo”. 9 Por aqueles dias, Jesus foi de Nazaré da Galileia para o Jordão e ali foi batizado por João. 10 Quando saiu da água, viu os céus abrirem-se, e o Espírito descer sobre ele, como uma pomba. 11 E do céu veio uma voz: “Tu és Meu Filho bem-amado! Em ti encontro toda a minha satisfação”.
Leituras: Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2018 - Ano B -São Marcos, Brasília, Edições CNBB, 2017.

Citações bíblicas: Bíblia Mensagem de Deus, São Paulo, Edições Loyola e Editora Santuário, 2016.
Boa Nova para cada dia
“Tu és Meu Filho amado.

Em Ti ponho meu bem-querer” 
(Mc 1,17b).
Foi preciso que Deus fizesse esta declaração de amor ao Seu Filho para que nós soubéssemos como o Pai e o Filho são inseparáveis pelo amor mútuo. Ora, o amor entre o Pai e o Filho é uma Pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo.
Isto quer dizer que no momento do Batismo de Jesus, a Santíssima Trindade se manifesta em forma de declaração de amor.
A Santíssima Trindade revela-se em sua unidade inseparável, não por qualquer outro motivo senão pelo amor mútuo. O Pai ama o Filho que por sua vez ama o Pai e este amor é o Espírito Santo.
Ficamos ainda mais encantados com este mistério amoroso quando nos é dito, por Jesus, que Deus não nos quer do lado de fora da Santíssima Trindade. A Santíssima Trindade toda nos quer ‘dentro’ Dela, impelidos pelo amor de tal forma forte que que chega a se tornar uma obrigação: é o que Deus nos manda com o Primeiro Mandamento. Ora, se O amamos assim, já estamos, sob os olhos de toda a Santíssima Trindade, ‘dentro’ Dela.               
Isto é o que Deus quer para todas as criaturas humanas que Ele ama, como disse o Anjo aos pastores:
Glória a Deus nas alturas,

e paz na terra aos homens por Ele amados!”
(Lc 2,14).
Isto nos parece elevado demais?
Então aprendamos com São Pedro: Deus nos prometeu a participação na Sua natureza divina, elevando-nos de nossas limitações e males da natureza humana. Isto está em 2Pd 1,14.               

Se Deus nos fez esta promessa, sendo fiel já a cumpre no momento presente de nossa vida: sem que o saibamos direito nem que o entendamos plenamente: 
em nosso Batismo já passamos a participar da natureza divina
.               
Se alguém achar que não ‘sente’ isto, nem se convence disto, deve ler São João Evangelista:

2. Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos!  Sabemos que, quando Jesus se manifestar [em Sua Vinda Gloriosa no fim dos tempos], seremos semelhantes a Ele, porque O veremos tal como Ele é. (1Jo 3,2).
Autor: Pe. Valdir Marques, SJ, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário